BIOGRAFIA: Maria Batista Lopes, nascida em 1923 no seringal Redenção, no alto Rio Tarauacá; filha do cearense Manoel Batista e Laura Madeiro.
Casou com Manoel Avelino Lopes , com o qual construiu uma família com 9 filhos. Nonata, Edvan, João, Ivanilde, Ivanete, Fátima Chagas ,Socorro e Valmir. Edvan, Ivanete e Valmir já falecidos.
Maria Batista, sempre foi muito conhecida na região que morava. Com seu jeito mulher trabalhadora decidida e “despachada”, sempre cultivando a admiração e respeito de patrões, seringueiros e moradores.
Mesmo antes de deixar o seringal Tamandaré pra vir morar na cidade, Maria Batista já nutria simpatia pela politica e tornou-se uma conhecida defensora do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime Militar.
Maria Batista sempre cultivou sua marca de Mulher guerreira, amiga e defensora da justiça e da boa relação entre as pessoas.
Criou seus filhos e educou dentro de rígidos princípios éticos e morais. Em 1986, decidiu acompanhar seu filho Chagas Batista numa decisão mais desafiadora, filiou-se ao PCdoB para ajudar viabilizar o registro do Partido No município. Paralelamente a militância politica.
Maria Batista Também abraçou com a mesma responsabilidade e fé, a militância religiosa evangélica, sagrando-se também uma referencia da Igreja Batista no município.
A politica e religião, ou o partido e a Igreja passaram ser dois fiéis compromissos da sua vida. Durante mais de três décadas vem acompanhando e participando de todos os movimentos que envolve as grandes e importantes decisões da vida politica e espiritual.
Como diz o poeta: “Maria, Maria, é um dom, uma certa magia, Uma força que nos alerta, Quem traz na pele essa marca, Possui a estranha mania, de ter fé na vida.
Parabéns e feliz aniversário
Nenhum comentário:
Postar um comentário