segunda-feira, 23 de abril de 2012

Agencia de Noticias: Programa chega aos ribeirinhos

Ribeirinhos situados em regiões de difícil acesso, de municípios considerados isolados, estão experimentando ações assertivas de segurança alimentar e abastecimento local, com reflexos na área social e ambiental. Comunidades banhadas pelo Rio Muru, em Tarauacá, podem relatar com conhecimento de causa os primeiros resultados decorrentes do programa estadual. Lá foram implantados 12 açudes, seguidos pela Comunidade Taquari, próximo ao Rio Liberdade, que recebeu 60 mil alevinos para povoar os 96 açudes construídos.

As dificuldades para a chegada dos maquinários - desde o embarque e desembarque em balsas até os bancos de areias e árvores caídas que impedem a navegação - são alguns dos desafios enfrentados. “Nossos tratores chegaram a ficar submersos no Rio Tarauacá. Entretanto, quanto mais desafios encontramos, maior é a recompensa. Todo o investimento encontra respaldo na satisfação das comunidades”, ressaltou o secretário da Seaprof.

Em algumas regiões do estado, como Tarauacá, a dificuldade no transporte dos tratores é um dos desafios enfrentados (Foto: Assessoria Seaprof)














Em algumas regiões do Estado, como Tarauacá, a dificuldade no transporte dos tratores é um dos desafios enfrentados (Foto: Assessoria Seaprof)
O programa tem como pano de fundo estimular a economia, diminuir os custos com o beneficiamento e, por conseguinte, o preço ao consumidor final. Dessa forma, facilitar a exportação e promover o empoderamento das comunidades, tendo em vista que todo o trabalho está pautado nos parâmetros que regem o cooperativismo e o associativismo.




O Programa Estadual de Piscicultura se insere no contexto de desenvolvimento sustentável, cujo ápice se alcançará em médio prazo, com produtores de pequeno, médio e grande portes, abastecendo o mercado interno, dividindo os lucros e a frente da coordenação das cooperativas e do complexo agroindustrial que o governo do Estado estará construindo na Zona de Processamento e Exportação (ZPE).http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/cidades-do-acre/19134-piscicultura-no-acre-negocio-sustentavel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário