domingo, 8 de abril de 2012

Manuela lidera pesquisa Ibope

Se as eleições de 7 de outubro fossem hoje, a pré-candidata do PC do B Manuela D’Ávila, (30 anos) estaria à frente na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, seguida pelo prefeito e pré-candidato à reeleição, José Fortunati (PDT). O candidato petista, Adão Villaverde, aparece com dois pontos percentuais em todos os cenários.

O Ibope realizou quatro cenários na pesquisa estimulada (aquela em que são apresentados aos entrevistados os nomes dos prováveis candidatos a prefeito). Em todos Manuela lidera, com 36% ou 37%, dependendo do cenário. Fortunati aparece em segundo, com 28% ou 29%. As simulações incluem dois possíveis candidatos do PMDB – Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo – e dois do PSDB – Nelson Marchezan Jr. e Wambert Di Lorenzo.
Reprodução/Zero Hora
 pesquisa ibope - porto alegre - 1



Manuela apresenta seu melhor desempenho entre eleitores de 25 a 29 anos (49%) e com Ensino Médio completo (42%). A candidata do PC do B registra menor índice entre os eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (31%), enquanto o candidato do PDT apresenta o menor percentual entre os que ganham de dois até cinco salários mínimos (27%).

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os candidatos ao eleitor), o percentual de entrevistados que não souberam responder é de 44%. Isso se deve ao fato de que nem todos os candidatos estão definidos e de a campanha ainda não ter começado oficialmente. De acordo com o Ibope, as mulheres (47%) são as mais indefinidas ou evitaram citar um candidato na pesquisa espontânea.

Segundo turno


Na hipótese de um segundo turno da eleição para prefeito de Porto Alegre, a candidata Manuela D’Ávila venceria nas três simulações realizadas pelo Ibope. Naquela em que disputaria com o atual prefeito José Fortunati, ela aparece cinco pontos percentuais à frente (43% a 38%).

Tanto Manuela quanto Fortunati lideram com folga quando colocados numa eventual disputa com o candidato do PT à prefeitura, Adão Villaverde. A candidata do PC do B recebe 57% contra 9% do petista. Fortunati obtém 60% contra 10% de Villaverde.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário