domingo, 24 de março de 2013

ACCIOLY: "MOISÉS DINIZ E OS 28 ANOS DE LUTA DO POVO QUE VAI COMPLETAR 100 ANOS."


O Deputado Moisés Diniz foi até o município de Tarauacá neste sábado para participar das comemorações do aniversário do PCdoB, partido do qual ele é um dos fundadores. 

Há 28 anos nascia em Tarauacá uma agremiação política diferente de tudo que a sociedade da época havia imaginado. Um grupo de jovens sonhadores vestidos com camisetas vermelhas, calças jeans surradas e tênis allstar, começaram a dizer para outros jovens que existia uma realidade que todos deveriam conhecer e lutar por ela. Era uma "tal liberdade". 

Moisés, Edvaldo, Batista, Pelezinho, João Bosco e outros companheiros nem imaginavam que ali estariam plantando uma semente para que a população reescrevesse a história do município de Tarauacá. Fundaram o Partido Comunista do Brasil - PCdoB, filiaram jovens, trabalhadores rurais e professores, abriram uma sede para o partido que até hoje nunca fechou suas portas.

Nasceram então, os movimentos culturais através dos festivais da canção onde as primeiras manifestações de liberdade começaram a se expressar."Enquanto os cuturnos rondam a cidade, eu vou dedilhar o meu rosário", é frase de uma das canções da época que protestava contra a opressão.

Depois vieram os movimentos de juventude, o fortalecimento do sindicato dos trabalhadores rurais, o sindicato dos trabalhadores em educação, as associações de moradores e a forte participação na vida política da cidade. 

Panfletos, pichações, assembleias,  passeatas, ocupações de terras improdutivas, greves e o romantismo de uma galera que enfrentou governos impopulares, processos, prisões, mortes e todo tipo de adversidade para que hoje as novas gerações pudessem pelo menos se manifestar livremente. É uma longa história que precisa ser contada e estudada por tarauacaenses, acreanos e brasileiros.

Moisés Diniz foi um dos principais protagonistas dessa história que ainda não acabou. Moisés é um Tarauacaense por opção de seu coração de luta, que está mais amadurecido. O então Deputado eleito e reeleito pelo povo que ele ensinou a lutar, deu uma verdadeira "volta ao mundo" e ainda demonstra ser o mesmo daquela época. São poucos os acreanos com uma história tão bela pra contar paras os seus netos.

Moisés não tem grandes posses, mas, tem grandes sonhos. Mais de duas décadas na política e um nome limpo. Mas não é só isso. Queremos mais do camarada, companheiro e amigo. Queremos que ele saiba o quanto nós o admiramos.

Accioly, Hevania, Giovanni e Janaínna.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário