segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Merenda escolar regionalizada Imprimir E-mail
Tatiana Campos
17-Out-2011
Decreto autoriza compra de produtos da indústria acreana

governador_com_empresarios_foto_sergio_vale_3.jpg
O governador Tião Viana assinou decreto regulamentando as compras governamentais e garantindo a compra da produção local para a merenda escolar (Foto: Sérgio Vale)

Iogurte, bolacha, biscoito, macarrão, charque, café, sucos e muitos outros produtos alimentícios são produzidos pela indústria acreana. Para valorizar os produtos da terra, garantir uma alimentação ainda mais regionalizada e melhorar a circulação de capital na economia, o governador Tião Viana assinou decreto regulamentando as compras governamentais e garantindo a compra da produção local para a merenda escolar.

Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, o decreto assinado hoje regulamenta a lei 1.295, de 1999, que institui uma listagem geral de produtos da merenda escolar e cria uma revisão periódica na lista, sem a necessidade de alteração por decreto. "Antes eram comprados 89 produtos e agora passam a ser 106. Todos os produtos que tiverem similares produzidos aqui serão comprados da indústria acreana", disse o secretário de Educação, Daniel Zen.

jos_luis_foto_sergio_vale.jpg
Para o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentícias, ligado à Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Luiz Felício, o decreto governamental vem reconhecer a indústria acreana e valorizar a produção local (Foto: Sérgio Vale)
Para o presidente do Sindicato das Indústrias Alimentícias, ligado à Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Luiz Felício, o decreto governamental vem reconhecer a indústria acreana e valorizar a produção local. "É uma medida importante, que vai movimentar nossa economia. Nós avaliamos isso como um reconhecimento ao trabalho que fazemos, ao esforço em crescer, em buscar aprimorar as técnicas, os produtos, as embalagens, em trazer qualidade ao que oferecemos. Vai nos ajudar muito este decreto", comentou.

Da listagem geral de produtos da merenda escolar, 38 são da agricultura familiar, comprados por meio de chamada pública, um processo de compra mais simples para beneficiar os produtores rurais. Os demais produtos são industrializados e, destes, 40% são produzidos no Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário