Produtores ribeirinhos comemoram a inauguração dos primeiros açudes construídos.
Produtores dos seringais, santo Amaro, Vitória e Lancha no Rio Murú, comemoram o lançamento do programa de psicultura com a inauguração dos dois primeiros açudes construindo. Açudes para ribeirinhos em Tarauacá é uma proposta pioneira no ACRE.
O programa apoia os povos das comunidades tradicionais ribeirinhas. A ideia surgiu na Seaprof de Tarauacá com o objetivo de auxiliar as famílias a produzirem alimentos suficiente para seu consumo e também oportunidades de trabalho e geração de renda- e recebeu todo apoio do seu Governador Tião Viana e do Secretário de produção, Lourival Marques.
“Deslocar trator para construir açudes nos altos Rios da região é uma “operação de Guerra”. Se alguém acha difícil realizar obras na cidade no período das chuvas, imaginem na Zona Rural. Ter que aproveitar a chuva e a enchente para subir o Rio, desembarcar trator, subir barrancos, travessar áreas alagadiças, só é possível com muita coragem, determinação e compromisso.” Diz Chagas Batista, Gerente da Seaprof de Tarauacá.
Para a presidente da associação, Maria Farrapo (Jóia), a construção de açudes para a população ribeirinha foi a melhor coisa que aconteceu até hoje na região em termo de politicas publicas. Ela justifica dizendo que o trabalhador Rural tem habito alimentar que não pode faltar peixe ou carne nas três refeições diárias. “sempre nos alimentamos da caça, da pesca ou pequenos animais de criação. Agora a caça está muito difícil, peixes dos rios, está ainda mais escarço. Isso vem agravando a condições de alimento para nossas famílias. Agradecemos todo dia a Deus o governador e representante da Seaprof pela ótima ideia. Com a construção dos nossos açudes agente pode trabalhar o dia inteiro sabendo que a noite vai ter alimento na nossa mesa”. Disse Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário