terça-feira, 27 de dezembro de 2011


SEM MEDO E SEM FRAUDE











Sem medo, internautas declaram abertamente a intenção de voto para Prefeito de Rio Branco na eleição de 2012

Publicada inicialmente no Facebook, a Enquete Acrealerta.com “Em quem você votaria para Prefeito de Rio Branco na próxima eleição?” considerou apenas os quatro pré-candidatos que receberam maior número de indicações pelos nossos visitantes, sendo eles: Perpétua Almeida [PCdoB], Tião Bocalom [PSDB], Fernando Melo [PMDB] e Marcus Alexandre [PT].

Notadamente, apesar da massiva participação dos internautas nas Enquetes Acrealerta.com, não observamos a divulgação dos resultados por nenhum veículo de comunicação, garantindo a exclusividade dessa matéria.

Os números que não querem calar

Em apenas um mês, a Enquete Acrealerta.com para Prefeito de Rio Branco já registra mais de 1.400 votos, desconsiderando os “Fakes” (perfis falsos). O número não seria surpreendente se a participação não fosse espontânea e demandasse demasiada coragem do internauta em declarar publicamente sua intenção de voto. O medo de expressar livremente a intenção de voto, mesmo acerca de um direito assegurado constitucionalmente, era o maior desafio a ser superado.

Para se ter uma idéia do volume de participação, uma pesquisa IBOPE para eleição presidencial realiza amostras médias de 2.500 entrevistas, usualmente com amostras mínimas de 300 pessoas por município pesquisado, sendo que no Brasil, nas eleições de 2010, registrou-se mais de 136 milhões de eleitores, segundo o TSE.

Além da massiva votação, a participação de personalidades políticas, empresários renomados, funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada representam o principal indicador de credibilidade das Enquetes.

Os favoritos dos internautas

Se a eleição fosse hoje, considerando especificamente o universo dos usuários do Facebook, Perpétua Almeida [PCdoB] seria a mais votada seguida por Tião Bocalom [PSDB], com 39,1% e 27,3% das intenções de voto, respectivamente.

Fernando Melo [PMDB] ocuparia a terceira posição com 14,9% e, Marcus Alexandre [PT], o candidato dos irmãos Viana, apenas a pífia e última posição com 12,2% das intenções de voto. Os participantes que votariam em outro candidato somam 6,5%.

É evidente que os resultados de uma enquete realizada a quase um ano da eleição apenas indica o grau de conhecimento de uma parcela do eleitorado acreano em relação aos pré-candidatos, medindo basicamente a simpatia ou antipatia que cada um deles desperta. Assim, o cenário atual certamente não será o mesmo do dia da votação. Mas, feita essa ressalva, a enquete mostra tendências, indica dificuldades e, principalmente, cria um fato político. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário