quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011


Cruzeiro do Sul será sede da primeira agência da Marinha no Estado

A primeira unidade da Marinha do Brasil no Estado do Acre será instalada em Cruzeiro do Sul. A bordo do Navio-Hospital Dr. Montenegro, que está ancorado em Cruzeiro do Sul, o vice-governador Cesar Messias e o almirante José Geraldo Fernandes, comandante do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus (AM), assinaram o termo de cessão do terreno pelo governo do Estado à Marinha, local onde será erguida uma agência da Capitania dos Portos.

Segundo Fernandes, a agência de Cruzeiro do Sul vai facilitar a vida dos ribeirinhos, dos donos de embarcações para os registros e também para a formação de pessoal e, acima de tudo, promover a navegação com segurança.

O vice-governador no ato da assinatura lembrou que o governo do Acre batalhou pela presença da Marinha no Juruá e é parceiro na instalação. O terreno foi doado através de lei aprovada na Assembleia Legislativa. O governador Tião Viana, segundo informou Cesar Messias, vai lutar pelos recursos no Ministério da Defesa e no Programa Calha Norte.

Renovação de convênio

O vice-governador foi recebido solenemente a bordo do navio-hospital e recepcionado pelo almirante Fernandes e pelo comandante do navio, capitão-de-corveta Rafael Silva dos Santos. Acompanhado do secretário adjunto de Estado de Saúde, Amsterdam Sandres, César Messias percorreu todas as instalações do navio, que neste ano apresenta como novidade um mamógrafo e tem na equipe pela primeira vez dois radiologistas.

A embarcação saiu de Manaus no dia 10 de janeiro e deve permanecer na região até 13 de abril. Com uma equipe médica composta por 16 militares, entre eles quatro médicos e um dentista, espera-se atingir a marca de 20 mil atendimentos no período. O navio Dr. Montenegro pertence ao governo do Acre e foi cedido em comodato à Marinha do Brasil em 2001, por dez anos. Também a bordo do navio foi assinada a renovação do convênio pelo vice-governador e pelo almirante Fernandes, que novamente terá duração de dez anos. Segundo Cesar Messias, os bons resultados do atendimento do navio ao longo dos anos justificam plenamente a renovação do convênio.

Homenagem ao Dr. Montenegro

O médico Manoel Braga Montenegro, que empresta o nome dado ao navio-hospital, foi homenageado a bordo e recebeu a medalha “Amigo da Marinha”. Para o vice-governador Cesar Messias, a homenagem foi justa. “O doutor Montenegro tem uma história de vida dedicada à saúde e à medicina no Vale do Juruá.”

Agência de noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário