segunda-feira, 18 de maio de 2009

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS DE TARAUACÁ SOB O PONTO DE VISTA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE TEATRO DA UNB

PRINCIPAIS PROBLEMAS DE NOSSA CIDADE

Nossa cidade convive diariamente com a falta desses direitos e muitos outros que assola (são imprescindíveis) a vida da população.

EDUCAÇÃO
Em pleno século XXI, era da inovações, transformações no campo técnico-científico, ainda é muito comum encontrarmos crianças trabalhando nas ruas e que não frequentam a escola. Falta também uma educação de qualidade.

SAÚDE
Sabe-se que muito já melhorou nessa área, mas é preciso conscientizar-se que muito ainda tem que melhorar e aperfeiçoar. Falta médicos e medicamentos no hospital e postos de saúde, deixando a população na maioria das vezes a mecê da própria sorte.

TRABALHO
Esse é um fator muito grave e de grande repercussão, pois grande parte da população, principalmente os jovens estão desempregados, não por falta de competências, mas sim por falta de oportunidades. Na cidade, os empregos são distribuidos a partir da política, ou seja, apóia-se quem está no poder e em troca ganha-se um emprego (os chamados fovores políticos) e concurso público já está há um bom tempo em período de escassez.
LAZER
A cidade dispõe de pouco espaço para essa área,e algumas oportunidades que apareceram por parte dos governantes estaduais a má administração municipal colocou impecílios por motivos políticos, e com isso só quem perde é a população.

SANEAMENTO BÁSICO
Esse fator é massacrante, pois a grande maioria dos bairros de nossa cidade não possui esse direito tão necessário em uma cidade, pois existe na nossa cidade valas a céu aberto com mau cheiro, não possui esgotos apropriados e isso tudo gera muitas doenças.

DÉFICIT HABITACIONAL
Este é um dos principais problemas da nossa comunidade, ou seja, a falta de moradia adequada. Em nosso município não econtramos um número grande de pessoas e/ou famílias que vivem nas ruas, no entanto, existe muitas famílias que moram em locais inadequados, ou melhor, numa casa pequena onde deveriam morar no máximo três pessoas, moram ás vezes até dez pessoas. Se visitarmos o bairro Senador Pompeu “Praia” ou o bairro do Triângulo, podemos observar outras situações, em pequenos casebres moram de duas, três famílias, demosntrando assim a existência de um déficit habitacional enorme em nossa comunidade.

O governo deveria priorizar projetos e programas de moradias para a população que necessita,
pois a casa própria é um dos principais sonhos de um pai e/ou de uma mãe de família.

CRESCIMENTO URBANO DESORDENADO
O crescimento urbano desordenado é visível em nossa cidade, basta visitarmos os bairros para percebemos que as construções sobretudo de casas é feita de modo desorganizado, sem observância e sem definição de regras do poder público municipal.

Isso é muito prejudicial, tanto para a urbanização das ruas quanto para as próprias familiar, pois ao iniciar uma construção num local sem deixar os espaços necessários da rua, meio fio, esgotamento sanitário, posteriormente todas as famílias desse local, isto é, desse bairro, começarão a enfrentar e correr riscos de serem inclusive contaminados ou serem portadoras de doenças.

Outro fator a ser observado é o lazer que comprova o crescimento urbano desordenado, e o fato de que quase todos os bairros da nossa cidade não possui um local adequado para a prática de esporte, uma praça... e etc.

Portanto, o município precisa fazer funcionar o seu poder e dever de organização, definição do projeto e regras para organização do crescimento urbano.
Diante de tantos direitos, ainda tão ausentes no nosso cotidiano fica uma indagação: Até quando ficaremos a mecê da própria sorte? Eis a questão.

FONTE: TEATRO EM FOCO




Nenhum comentário:

Postar um comentário