Na apresentação a seguir, o Comitê Central do PCdoB introduz aos militantes a série de sete documentos a serem discutidos durante o processo do 12º Congresso do partido, em novembro. A meta dos comunistas é reunir neste período seus cerca de 200 mil membros. O CC "chama todos os quadros, militantes e filiados, as organizações de base e de direção do PCdoB a darem o melhor de si, a partir de agora, pela mobilização do 12º Congresso", diz o texto a seguir.
12º Congresso: momento de empenho e entusiasmo militante pelo fortalecimento do PCdoB O 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil já começou. Entre junho e novembro, os mais de 200 mil membros do partido irão debater e deliberar sobre uma pauta onde se destaca o Projeto de Programa Socialista para o Brasil. Ele não se limita a atualizar e desenvolver o Programa adotado em 1995. É um novo programa.
O Projeto tira lições da grande crise capitalista mundial, prova viva de que o socialismo é preciso, e também das experiências socialistas do passado e do presente. O documento apresenta a transição do capitalismo ao socialismo como necessária para um terceiro avanço civilizacional brasileiro, depois da Independência, da Abolição, da República e do movimento de 1930. Indica as contradições fundamentais do Brasil atual e as propostas para superá-las. Oferece um norte para a luta do PCdoB, da classe trabalhadora e do povo. Mas o documento em debate avança mais. Aponta também o caminho brasileiro para o socialismo: um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Esta plataforma de luta, concreta e imediata, visa a fortalecer o Brasil como nação soberana, democrática, próspera e socialmente avançada. É a contribuição do PCdoB, não só para uma nova vitória do povo nas eleições de 2010, mas para o conjunto dos embates de classe da atualidade, tanto no plano institucional como nos movimentos de massas e na luta de ideias. O Congresso, órgão máximo do PCdoB, é um acontecimento democrático destacado na vida política brasileira. Nos próximos meses, os comunistas debaterão o Projeto de Programa, a crise capitalista, a situação mundial e nacional, bem como o impulso para a construção de um partido comunista forte e renovado.
Desde as organizações de base, será revolvida a vida partidária e eleitos democraticamente seus órgãos dirigentes em 27 Estados e 2300 municípios. Levarão o debate também para a sociedade, dialogando com os trabalhadores, os movimentos sociais, a intelectualidade progressista e as demais forças políticas avançadas. O debate culminará nos dias 5 a 8 de novembro, em São Paulo. Ali os delegados votarão os temas discutidos, criticados, desenvolvidos, enriquecidos e aperfeiçoados por milhares de homens e mulheres, desde a mais longínqua aldeia indígena amazônica até a mais avançada plataforma petrolífera oceânica.
O Comitê Central chama todos os quadros, militantes e filiados, as organizações de base e de direção do PCdoB a darem o melhor de si, a partir de agora, pela mobilização do 12º Congresso, preparando amplamente seus quadros para liderar esse debate em todo o país. Abre as portas do Partido para os brasileiros que desejem assinar sua filiação e participar plenamente desta construção. Expressa a convicção de que o Congresso será um marco no fortalecimento do PCdoB; e de que o Programa Socialista, com seu Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, ajudará a iluminar os passos de nosso povo em sua jornada libertária.
O Comitê Central do PCdoB, junho de 2009 Documentos para o 12º Congresso 12º Congresso: PCdoB publica novo Programa Socialista(baixar em PDF)12º Congresso: União dos povos na luta antiimperialista(baixar em PDF)12º Congresso: divulgado projeto de resolução sobre a crise(baixar em PDF)12º Congresso: Garantir a continuidade do ciclo progressista(baixar em PDF)Política de quadros: PCdoB divulga documento para 12º Congresso(baixar em PDF)PCdoB publica propostas de alterações do Estatuto(baixar em PDF)CPN quer maior seriedade na implantação da Carteira Militante(baixar em PDF)Comitê Central do PCdoB convoca 12º Congresso(baixar em PDF)Ficha de participação
Nenhum comentário:
Postar um comentário