terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MORRE UM AMIGO, FICA A LEMBRANÇA

Hoje cedo fui informado que o velho amigo Zé Rodrigues parou de bater o coração valente, um nordestino que veio para o Acre em 1945 para ser ano acreano seu ultimo dia de vida.

Em maio desde ano, visitei O velho Zé Rodrigues. Foi um conversa legal, cheia de entusiasmo. Nem mesmo a fragilidade física e uma cegueira que matou a luz da visão, impedia de enxergar horizontes e futuro.
NOSSA SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES DO VELHO ZÉ RODRIGUES


Abaixo o texto que postei aqui por ocasião da visita

Esses dias visitando bairros e revendo amigos, apesar de alguns problemas de saúde, tenho me fortalecido na solidariedade e recordação dos tempos que começamos em Tarauacá esse empreendimento chamado PC do B.

No bairro Ipepaconha encontrei duas figuras históricas e parte depositaria das nossas ideias e crença num Tarauacá mais justo para as gerações presente e futura. com especial cuidado a nossa infância e juventude e as gerações que construíram com suó e sangue para a construção da nossa identidade económica, politica, social e cultural, os nossos velhos combatentes.

Embora tenha ficado triste pela dificuldade que vive os moradores do Ipepaconha. Me alegrou muito encontrar velhos amigos e perceber neles um pouco de satisfação e alegria com minha presença. Uma visita marcante foi na casa do Cearense de 98 de idade Zé Rodrigues. Ele veio do Ceará "na flor" da idade, Trabalhou maior parte do tempo no seringal Alagoas no alto Tarauacá, participou na década de 60 do movimento que se convencionou chamar de "revolta de alogoas". um levante de seringueiros contra os altos preços da mercadoria no barracão. O movimento foi brutalmente reprimido pelos militares que atuavam a serviços interesses das oligarquias patronais.

Zé Rodrigues é Cego há mais de 20 anos, um problema comum a quase todos os seringueiros que cortavam seringa a noite, tendo apenas uma poronga ou um "faixo" de sernanbir para enxergar a seringueira e caminhar na escuridão da floresta. Zé Rodrigues Foi uma peça importante na fundação do PC do B em Tarauacá junto com sua família

Viúvo, Zé está quase sempre só, por isso tem como recepção no seu portão dois fiéis e valentes cães de guarda. Quando cheguei uma neta que estava com ele avisou que tinha visita querendo entrar, ele deu um grito e os cachorros entraram para baixo da casa com o rabo entre as pernas.

Entrei dei boa tarde e em seguida perguntei se ele sabia com quem estava falando. Respondeu que sabia, não tinha esquecido minha voz. Fui tentar explicar meu tempo ausente sem fazer uma visita- Ele interrompeu dizendo: "Não precisa falar nada, eu sei tudo que tem acontecido na sua vida, sei que você depois da eleição foi passar um tempo em Rio Branco e está fazendo um tratamento de saúde. Eu sei de tudo, quando esse rádio que fica do meu lado não me conta tudo, eu procuro outros meios informações".

Embora cego, o velho Zé tem lucidez e memoria impressionaste. Não perdeu a oportunidade para falar de politica. Reclamou do abandono do bairro que mora, mas se mostrou otimista. Disse, "Não podemos desanimar, veja o exemplo do Lula, depois de tanta luta, hoje é o melhor presidente do Brasil, melhor que Getúlio vargas". Acrescentou dizendo: A Eleição aqui em Tarauacá foi comprada, era toda hora da noite gente com sacolas e bolsos cheio de dinheiro, Um dia aqui na minha casa foi preciso ameaçar "estrumar" os cachorros para pegar um delegado que fazia campanha para o outro lado e veio falar mal de você, gritei os cachorros e ele pulou fora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário