segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PRESIDENTAS DOS DOIS MAIORES PAÍSES LATINOS

Dilma Vana Rousseff nasceu em (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a actual presidente eleita do Brasil.[4][5] Durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, do Ministério da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial,[6][7] sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, fez com que Dilma se tornasse na primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado em toda a história do Brasil.[a][8]

Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1977 pela Operação Bandeirante (Oban), onde teria passado por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Cristina Elisabet Fernández de Kirchner (La Plata, 19 de fevereiro de 1953) é uma política e advogada argentina, ex-senadora pelas províncias de Santa Cruz e Buenos Aires, atual presidenta da Argentina. De 25 de maio de 2003 a 10 de dezembro de 2007 foi também primeira-dama do país, pois é viúva do ex-presidente Néstor Kirchner, ao qual sucedeu no governo do país latino.
Em
28 de outubro de 2007 foi eleita 55ª presidente da Argentina, a primeira mulher eleita pelo voto direto, no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário