terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governador incentiva grupo de jovens a montar cooperativas

Grupo procurou o governador Tião Viana para conhecer as políticas voltadas para a juventude

Emprego é um fator condicionante para a inclusão social e acesso à qualidade de vida. Mas ingressar no mercado de trabalho nem sempre significa patrão e carteira assinada. Ser dono do próprio negócio e trabalhar por meio de cooperativas e receber apoio do governo para o pontapé inicial. Este é o incentivo que o governador Tião Viana deu a um grupo de jovens da Igreja Católica do Bujari, que o visitou esta semana. Através do trabalho integrado de várias secretarias, o apoio à implementação de pequenas atividades comerciais, que vão desde a plantação de tomates até uma rede de entregas de mercadorias, será um dos pontos fortes da gestão Tião Viana.

Os jovens procuraram o governador para conhecer as políticas de governo voltadas para a juventude e conversaram sobre a possibilidade de melhorias para o município que beneficiem os jovens, como um centro poliesportivo.

“A gente fica muito feliz em ver que o governador está disposto a oferecer recursos que nos permitam montar um negócio. Não esperávamos por isso. Achamos, na verdade, que iríamos chegar aqui, reivindicar algumas coisas e ouvir a posição do governo. A falta de renda para nossos jovens está gerando criminalidade. Eles terminam o ensino médio e ficam sem opção de emprego, de lazer”, disse Edna Alves, uma das líderes do grupo.

Durante a conversa, o governador sugeriu vários pequenos negócios que podem ser montados inclusive para criar opções de entretenimento no município, como uma sala de cinema. “São essas coisas que nós podemos fazer juntos. Temos disposição e condições de ajudar, eu só peço que vocês se organizem em cooperativas para que possam ser ajudados. Nós temos como orientar esse processo também”, disse Tião Viana.

Para incentivar os jovens, Tião citou o exemplo de um grupo de costureiras de Cruzeiro do Sul, que se organizaram em cooperativa, receberam apoio do Governo e hoje costuram uniformes para Brasília e têm renda superior à dos maridos.

O assessor especial de Juventude, Thiago Higino, vai auxiliar os jovens a formar as cooperativas. “O governador Tião Viana está de parabéns por essa iniciativa e pela preocupação em fomentar os pequenos negócios. É uma forma de a juventude entrar no mercado de trabalho e conquistar renda que vai garantir novas possibilidades”, destacou.

Agencia de noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário