quinta-feira, 17 de março de 2011

Um grito de muitas vozes

Cheguei nesta noite de quarta feira de Cruzeiro do Sul. A convite das lideranças da região e do deputado Moisés Diniz- PCdoB, Pediu que o representasse do evento, fui colaborar na formulação de propostas dos povos indígenas que possam serem transformadas em politicas publicas.

Durante dois dias, lideranças dos povos indígenas do Vale do Juruá participaram de encontro promovido pela Assessoria Especial de Assuntos Indígenas do Governo do Estado em Cruzeiro do Sul, ocasião em que foram discutidas as possíveis parcerias entre o governo e o movimento indígena.


No encerramento do encontro, foi elaborado um documento intitulado "Carta de Cruzeiro do Sul", no qual as lideranças solicitam o fortalecimento da Assessoria Indígena como porta de entrada do povo indígena em relação ao governo do Estado e como forma de interlocução efetiva e permanente com as comunidades e suas organizações representativas.

A carta ainda propõe a criação do Conselho Estadual Indígena e de um Fundo Indígena, pautas que já tinham sido iniciadas no 3º Fórum dos Povos Indígenas, realizado no ano passado, na Terra Puyanawa em Mâncio Lima.

Também foi criada uma comissão que vai se encarregar de discutir com o governo a criação de uma Secretaria Indígena. A carta ainda pede a reestruturação da Funai na região.








Povos indígenas do Vale do Juruá querem fortalecer parcerias com o governo do Estado Imprimir E-mail




Nenhum comentário:

Postar um comentário