domingo, 29 de agosto de 2010

Saúde é o que interessa

Encontro debaterá a revalidação de médicos formados no exterior

TIAGO MARTINELLO

Há quase 10 meses, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) fazia a promessa de que 2010 seria o ano da revalidação do diploma de médicos formados no exterior. O Diário Oficial da União legalizou a palavra, exigindo que os acadêmicos apenas comprovassem a graduação afora e passassem por avaliação teórica e prática em uma das universidades públicas brasileiras afiliadas ao Inep (no caso local, na Ufac). Parecia o ‘final feliz’ para uma questão de anos. Porém, até agora este final ainda não virou totalmente realidade!

Para insistir na questão, a Associação Médica Nacional Maíra Fachini (AMN) realiza na segunda-feira da próxima semana, dia 6 de setembro, às 8h, no Anfiteatro da Ufac, o 1º Encontro Estadual de Estudantes e Médicos Formados no Exterior.


O evento contará com palestra do presidente nacional da AMN, dr Janilson Lopes Leite, sobre Medicina no Exterior e o processo de revalidação de diplomas da Ufac, além de relatos do quadro carente de médicos que atravessa a Saúde Pública acreana e da linha dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que tentam amenizar o problema. O ato deve reunir gestores da Ufac, do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério Público Estadual e Federal (MPE e MPF), do governo estadual e de prefeituras, além de representantes da sociedade civil em geral (os verdadeiros afetados pela demora. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário