terça-feira, 19 de maio de 2009

O SALVA -VIDA DE TARAUACÁ

RAÍZES

Jasone na ambulância. Até na hora de atender uma emergência, ele é solicitado pelo povo para ouvir sua dor
Minha homenagem hoje vai para o médico humanista e Tarauacaense de coração Josone Silva. Nascido em Mato Grosso, Jasone é mais que um médico, é um sacerdote, que faz milagres. Ele supera qualquer um que nasceu em Tarauacá e presta serviço para ajudar a minimizar o dor e o sofrimento do nosso povo.

Jasone chegou em Tarauacá em 1985, com seu jeito simples e humilde, desprovido da ganância e bens matériais, foi conquistando a admiração das pessoas, especialmente as mais humildes. Logo transformou-se em um dos profissionais de Saúde mais comprometido das história de Tarauacá.

Com o passar do tempo foi convidado para ingressar na vida política, candidatando-se a prefeito e elegendo-se por duas vezes. Prestou relevantes serviços ao nosso município, mas pela sua inesperiência no trato da complexa relação politica cometeu equívocos.

Quando digo que cometeu equívocos, digo com a absoluta sinceridade. Durante sua gestão como prefeito, Jasone foi vítima de um pequeno grupo que não media as consequências de suas inrresponsabilidades. O comportamento desse grupo findou comprometendo sua administração. Entretanto, isso não diminuiu o elevado valor que possui de homem honesto e ilustre de Tarauacá.

É preciso reconhecer que ninguém em Tarauacá é mais Tarauacaense do que ele. Ninguém cuidou e cuida mais da saúde do nosso povo do que ele. Durante mais de duas décadas como médico em nosso município nunca cobrou uma consulta, nunca quis colocar consultório particular, diferente de alguns médicos "filhos" de Tarauacá que enriqueceram mercantilizando à saúde.

Jasone não tem riqueza, tem amor ao próximo e a Tarauacá, como ele mesmo diz:"a gente não escolhe lugar para nascer, escolhe lugar pra viver e morrer..." E ele escolheu Tarauacá para ser seu lugar até o fim da vida. Eu que já divergi com Jasone pela influência negativa de pessoas que lhe "cercavam", também tive a satisfação de convergir e compartilhar sonhos, sei o tamanho do seu coração, da sua lealdade e as nobres intenções.

Obrigado Jasone!! Você merece nosso respeito e admiração, é o mínimo que nós Tarauacaenses podemos dizer.





Um comentário:

  1. Batista,
    muito justa e bem lembrada sua homenagem a este homem que também está entre aqueles que tem alma acreana, mesmo sem ter nascido nesse torrão querido. Às vezes é preciso os de "fora" nos ensinar a dar o verdadeiro valor aquilo que não valorizamos: nossa terra, cultura, história, etc.
    Salve todos esses homens!!!
    Um grande abraço meu irmão!

    ResponderExcluir