quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Movimentos divulgam convocatória de Assembleia em 31 de maio

O documento que convoca a Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, a ser realizada em 31 de maio deste ano e também a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) que será em 01 de junho, ambas atividades em São Paulo, foi aprovado nas plenárias dos movimentos sociais do Fórum Social Mundial (FSM), de Porto Alegre e de Salvador. O documento, entretanto, foi enriquecido com as propostas apresentadas durante os debates e a carta final de convocação acaba de ser divulgada.
Lúcia Stumpf, da UBM, fez a leitura do Projeto Brasil, em debate na assembleia dos movimentos sociais do FSM em Porto Alegre

Segundo a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Stumpf, que fez a leitura da carta durante a assembleia em Porto Alegre, a expectativa é que a Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais e reúna milhares de representantes das mais diversas entidades dos movimentos sociais brasileiros, de todos os estados brasileiros, afim de que o debate sobre o Projeto Brasil seja rico.

O Projeto Brasil é a plataforma de luta unificada dos movimentos sociais brasileiros que é atualizada a cada edição do FSM e em outras ocasiões importantes, como a Assembleia convocada para 31 de maio. Entidades do movimento negro, de juventude, sindical, estudantil, de mulheres, ambientalista, de luta pela moradia, de luta pela terra e diversos outros se manifestaram para contribuir ou reforçar aspectos do documento, que inclui também uma agenda política a ser desdobrada em ações de rua.

Já a Conclat havia sido convocada pelo Fórum das Centrais sindicais e foi corroborado pela assembleia dos movimentos so FSM. É a segunda vez que um evento do gênero é organizado — a 1ª Conclat ocorreu em 1981. As centrais pretendem reunir mais de 10 mil lideranças sindicais de todo Brasil na conferência.

“O objetivo da conferência será debater e expor ao Brasil a visão da classe trabalhadora sobre um novo projeto de desenvolvimento nacional. Vamos elaborar um documento com propostas unificadas que visam o desenvolvimento nacional e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras”, diz Wagner Gomes, presidente da CTB.

Leia a íntegra do documento final aprovado pela assembleia dos movimentos sociais do FSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário