quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Confira as dicas do Procon para suas compras de Natal

Escrito por Annie Manuela, Assessoria de Imprensa PROCON/AC

Consumidores devem estar atentos e verificar se os preços e formas de pagamento estão de acordo com a propaganda


Consumidores devem ficar atentos a quesitos importantes na hora da escolha do presente (Foto: Gleilson Miranda/Secom) O Natal já está chegando, as vitrines do comércio se preparam com enfeites natalinos e muitas novidades para atrair os consumidores que buscam o melhor presente. Pensando em ajudar o consumidor a escolher o presente ideal e evitar problemas após as compras, o Procon dá algumas dicas.
No Natal, como em outros dias festivos, o consumidor é bombardeado com muitas propagandas sobre produtos e serviços, mas nem sempre o que pode ser interessante no momento vai ser realmente útil para ele, fazendo com que muitos comprem por impulso.

Antes de ir às compras pesquise o que as pessoas que você irá presentear gostariam de ganhar. Se sair às compras já com a ideia do que vai procurar fica mais fácil não errar no presente e acabar comprando o que não pretendia.

Pesquise bem antes de comprar. Nem sempre o primeiro lugar que você entrou tem o melhor preço. Se for presentear crianças, escolha os brinquedos conforme a faixa etária. Existem brinquedos que contêm peças pequenas que podem ser facilmente engolidas. Verifique sempre se o brinquedo tem o selo do Inmetro.

Nem sempre os produtos caros ou mais anunciados são adequados para quem você irá presentear. Toda oferta anunciada deve ser cumprida. Verifique se os preços e formas de pagamento estão de acordo com a propaganda.

Evite comprar produtos em camelôs, que não oferecem nenhum tipo de garantia. Nas compras pela internet tenha o cuidado de escolher sites de confiança. Para ter certeza de que uma loja existe, verifique se o número do CNPJ da empresa é verdadeiro no site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br. Nunca pague compra com depósito em conta corrente de terceiros, ela deve estar no nome da loja virtual.

Exija sempre a nota fiscal, ela é sua única garantia caso ocorra algum problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário