sexta-feira, 5 de novembro de 2010


No Acre Serra obteve a melhor votação. Porque?

Esses poucos dias em Rio Branco tenho procurado ouvir as pessoas na tentativa de compreender o porque majoritariamente, o povo votou contra Dilma, Tião, Jorge e Edvaldo, Ouvi muitas opiniões semelhantes de seguimentos distintos, mas não foi suficiente para me convencer que as razões são tão simples.


O senador Tião Viana (PT) foi eleito governador com 50% do votos, contra 49% dos votos de Tião Bocalom (PSDB). As pessoas dizem que reconhecem que a Frente Popular fez muito pelo Acre. dizem ainda,reconhecer que Bocalom não é alternativa de mudança, mas dizem que não aceitam a forma como o PT governa.

Ouvindo as pessoas que votaram contra a Frente, o que mais foi repetido é que o PT é perseguidor, Arrogante, traz muita gente de fora e deixa de valorizar as pessoas da terra.Gente que não tem apoio popular (voto) tem poder imperial no governo, muitos cargos de confiança para quem é petista-e por vai os argumentos.

Sinceramente, mesmo concordando com parte das justificativas, não consigo entender que sejam exatamente esses os principais motivos. Quem conhecem a política Acreana de longe sabe como era como funcionava as instituições, sabe tambem que a situação de ontem é a oposição de hoje. Um outro aspecto chama atenção, o povo não votou contra a frente popular com raiva, se isso não fosse verdade, o deputado que se auto-afirmava " a voz da oposição" teria sido campeão de votos. Não foi, foi "pra balsa".


O jornalista Luciano Martins Costa ecreveu:"Conheci o Acre no começo dos anos 80. Rio Branco não era propriamente uma cidade, a miséria era visível por todos os lados, meninas se ofereciam na porta do hotel, havia um caboclo que ficava sentado num banco de praça esperando encomendas. Matava segundo uma tabela que começava com "um salaro". Entrevistei alguns dos personagens mais asquerosos que tive o desprazer de conhecer em mais de trinta anos de carreira. Um deles era deputado federal eleito na base do voto comprado ou roubado, e se orgulhava disso. Era um dos lideres da UDR. Entre outras coisas, contou, orgulhoso, como fazia para enganar a fiscalização do Banco do Brasil e perpetuar os empréstimos da carteira agrícola. Voltei ao Acre algumas vezes e posso testemunhar a transformação que ocorreu.

O Acre evoluiu um século em vinte anos. Visto com a lente do tempo e da distância, não há como não reconhecer o trabalho que foi feito pelo chamado "governo da floresta". Só mesmo muita incompetência política poderia fazer essa população esquecer quem foi que elaborou a política que a tirou do atraso e colocou o Acre no mapa do Brasil moderno. Ou os acreanos enlouqueceram?"

Os Acreanos não enlouqueceram, talvez queiram mais atenção e intimidade com o poder. com quem tem voto, com quem é votado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário