sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FESTA PARA COMEMORAR DIREITO A TERRA, ALIMENTAÇÃO E ENERGIA

A comunidade indigena Huni Kuin do Caucho está comemorando conquistas. A festa teve inicio no dia 17 quarta feira e será encerrada no sábado com uma grande manifestação cultural para expressar a alegria e agradecimento pela conquista da demarcação do seu território, a chegada da energia (programa luz pra todos) e construção quatro açudes comunitários.

A demarcação da terra aconteceu 20 anos, agora chegou energia e outros investimento de saneamento e construção de açudes para para criação de peixes e melhoria da alimentação. Neste sábado será comemorado com a presença de várias aldeias e autoridades politicas a "chegada da luz". O programa Luz pra todos colocou energia na casa de 130 famílias indígenas e 20 agricultores e fazendeiros da região.

A energia só chegou com mais rapidez porque a comunidade indígena se mobilizou e fez pressão. Os agricultores e fazendeiros reconhecem e agradecem aos índios pela ajuda e contribuição que deram para conquista desse direito. num gesto concreto de agradecimento, todos estão fazendo doação de um boi para a comemoração. Nesses quatros dias de festa deve ser abatidos mais 20 bois.

Durante os quatros dias festa é intensa, apenas um intervalo para tomar café, almoçar, jantar e tomar banho. Nas suas cantorias eles agradecem o "criador "por conceder saúde, terra e alimentação. Pedem que o milho, a macaxeira, o mudubim, a banana floresçam com vigor e produzam alimentos e
Vida em abundância . Segundo o cacique Naço, seu povo tem alcançado muitas conquistas porque na sua comunidade o interesse não é individual, é coletivo

Peixes dos primeiros açudes comunitários
Os homens na festa com trajes de japins

As mulheres representam as araras
é festa!

Com dois caciques. Biraci Yawanauwá e Naço caxinauwá


As irmãs Huni kuin

Na aldeia a gente pode escolher se toma banho no chuveiro ou no igarapé. preferi a segunda opção

Vídeo de apresentação, "as mulheres guereiras"

Nenhum comentário:

Postar um comentário