quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pergunta para muita reflexão

Hoje meu filho Vinicius de 12 anos me perguntou o que significava a Foice e o Martelo. Tentei explicar e antes de completar, fui interrompido com mais duas perguntas: "O que significa socialismo e comunismo?

comecei explicar falando do sistema vigente em nosso país, o capitalismo. Nesse sistema é cada um por si, no socialismo é todos por todos. De uma maneira não tão simplificada, disse que o capitalismo é completamente o oposto do socialismo e do comunismo.

As perguntas continuaram: " Então, no socialismo se uma criança pobre me pedir dinheiro na escola pra lanchar eu tenho que dar?

Respondi que no sistema capitalista se alguém quiser ser solidário sim. No socialismo que eu defendo não. Não haverá crianças mendigas, todas terão merenda.


Os questionamentos de Vinicius me deixou refletindo sobre o que assistimos diariamente na nossa aldeia.

pessoas matando por razões fúteis, jovens sendo assassinados ainda no despertar da vida. A Ganancia não tem limites, humilha e faz dos fracos riquezas. Enquanto maioria sofrem, os que mais deveriam cuidar de preservar os direitos coletivos cuidam mais de si. Samos iguais na lei daqui e do Céu mas, a injustiça e preconceito continuam bradando contra etnias, raças e condição social.

Não podemos esquecer que todos nós somos responsáveis pela chave que abre a porta da solidariedade, da paz e da justiça. Por isso, precisamos ter sonhos e disposição para renunciar coisas e abraçar causas .

Cada um de nós compõe a sua história. Não podemos esquecer que todos os seres humanos trazem em seu interior a capacidade de superação e pode ajudar construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.


Um comentário: