segunda-feira, 17 de maio de 2010

Lula: Espalha a esperança!

vitória da diplomacia brasileira cala a boca dos EUA’

O acordo assinado pelo Irã nesta segunda-feira em torno de seu programa nuclear foi uma vitória da diplomacia brasileira e uma resposta aos Estados Unidos, na avaliação do analista iraniano Mohammad Marandi, da Universidade de Teerã.

“Apesar das dificuldades em conseguir o acordo, o presidente Lula arriscou sua fama internacional para conseguir intermediar uma proposta que trouxesse o governo iraniano de volta à mesa de negociações”, disse Marandi à BBC Brasil.

Para o analista, o Brasil responde às críticas de outros países ocidentais, como os EUA e seus aliados, que não acreditavam que Lula e seu corpo diplomático pudessem fazer algo diferente do que já havia sido tentado.

O presidente Lula acaba de confirmar que houve acordo sobre a questão da energia nuclear do Irã. Durante reunião de que participou com presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã, ficou decidido, entre outras questões, que o Irã entregará 1.200 quilos de urânio à Turquia e receberá 120 quilos do produto enriquecido com monitoramento de organismos internacionais.

“Aqueles que querem construir acordos e paz sempre vencerão. É mais difícil e mais demorado fazer acordo. Todos nós nos sacrificamos. O que estamos fazendo hoje é a demonstração de que vale a pena acreditar na diplomacia, na negociação”, disse o presidente brasileiro


Da BBC Brasil e Blog do plamalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário