quinta-feira, 13 de maio de 2010

Negros contra o conservadorismo e o racismo

Neste dia 13 de maio, passados 122 anos da lei áurea, o movimento negro tem como palavra de ordem “por uma verdadeira abolição”. Os afrodescendentes são vítimas diárias de discriminação social e da violência policial. Negros constituem a maior parte da população das favelas e, conseqüentemente, sofrem pela habitação precária com falta de saneamento, educação e serviços de saúde.

Estudos indicam que um jovem negro tem três vezes mais chances de ser executado do que um jovem branco. Foi o que aconteceu recentemente com os motoboys negros assassinados por policiais militares em São Paulo – um foi morto dentro do quartel e o outro, diante da mãe.

Diversas entidades exigem um posicionamento de Alberto Goldman (PSDB), governador de São Paulo, sobre os episódios e a punição dos culpados. Leia abaixo entrevista com Douglas Belchior, integrante da Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para Negras(os) e Classe Trabalhadora), sobre as demandas do movimento. A reportagem é da Radioagência NP. leia mais http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/negros-contra-o-conservadorismo-e-o-racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário