domingo, 20 de junho de 2010

Dunga desmente a globo


No global "Bom Dia Brasil", o goleiro Julio Cesar era dúvida para jogar contra a Coreia do Norte na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no último dia 15. No GloboEsporte, Gilberto Silva era dúvida para o jogo de domingo (20). Aparentemente, nunca foi. O que aconteceu foi especulação pura. Algo bem global.

Ou pelo menos o jornal O Globo e a TV Globo receberam informações psicografadas a respeito. Mas Dunga, na coletiva que antecedeu o confronto contra a Costa de Marfim, desmentiu:

“Quanto ao Gilberto [Silva], eu não vou vim apagar fogo aqui, eu não sou bombeiro de vocês, não é, ou de alguns, desculpa… de vocês, não vou colocar todos no mesmo local. Na outra vez, de manhã o Julio Cesar tava machucado, à tarde o Julio Cesar foi o melhor em campo. Agora, novamente, a gente abriu o treino, deixou vocês filmar, não sei quem foi bater uma fotografia e criou todo um circo que o Gilberto não tava. Então, eu não vou vim aqui apagar fogo de vocês. Quem escreveu a matéria tem que pedir desculpa pro leitor, pro torcedor brasileiro que tá em casa, que cada dia se cria uma coisa… uma fantasia e coloca todo mundo em pânico”.

Como o G1, da Globo, noticiou a declaração do técnico, distorcendo a declaração de Dunga, que em nenhum momento deu a entender que tinha havido um susto em relação a Gilberto Silva:

"O Gilberto Silva treinou normalmente. Todos vocês viram. Não vou apagar incêndio falando sobre esse assunto", afirmou o treinador, dando a entender que a pancada que o jogador sofreu não passou de um susto.

O Partido da Imprensa Golpista não age só na política, mas em todos os campos possíveis nos quais tenha interesses divergentes aos seus.

Mesmo após convincente vitória sobre a Costa do Marfim, o técnico da Seleção Brasileira foi espinafrado no encerramento de um dos programas noturnos dominicais do SporTV, canal dedicado a esportes da Rede Globo. O acusaram de destratar um dos seus jornalistas, Alex Escobar, durante coletiva dada após a partida.

Além disso, não pararam de fazer referência aos palavrões proferidos pelo técnico durante a partida (e durante a coletiva). Por que interessa à Globo diminuir o trabalho de Dunga diante da Seleção Brasileira?

Mesmo sendo politicamente conservador e reacionário, Dunga tem feito um trabalho convincente diante da Seleção Brasileira. Isso a Globo não engole — como teve de engolir Zagallo.

Isso só porque Dunga, nos quase quatro anos diante da Seleção, não deu a menor bola para a Globo — que chegou a compará-lo com o ditador Médici. A Globo "esquece" que Médici mandou o seu ministro da Fazenda, Delfim Netto, programar maciçamente a Rede Globo, a preços da tabela cheia de publicidade, para que o Roberto Marinho pudesse comprar as ações da Time-Life com que começou a operar a Globo.

Naquela época a Globo gostava muito de capital estrangeiro e não considerava o patriotismo "o último refúgio dos canalhas".

De São Paulo,
Humberto Alencar, com artigos de Vi O Mundo e Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário