sábado, 5 de junho de 2010

Esse silencio me atordoa!


Os leitores desde blog sabem que aqui é um espaço claramente esforçado a propagar e defender ideias politicas a partir de um pensamento mais avançado, humanitário de civilizado. Aqui não há espaço para informações sensacionalista como é comum nos noticiários ede TV, jornais e sites com intuito mercantil.

Embora o Raízes e Tronqueiras tenha um significado muito local, estou muito atento as questões nacionais e internacionais. Tenho muita´preocupação com os rumos do nosso país, por essa razão, sempre procuro neste espaço enaltecer as conquistas alcançadas pelo governo do presidente Lula e a necessidade da continuidade e aperfeiçoamento desse projeto. Defendo a candidatura de Dilma desde o primeiro momento que foi ventilado seu nome para a tarefa de levar adiante um projeto que vem dando certo.

Ultimamente, tenho dispensado aqui, pouco espaço para as questões locais e estaduais. as razões são óbvias: Não vejo muita preocupação com sequencia do projeto da frente popular. A oposição que temos não se apresenta com credenciais para ser alternativa O que me preocupa do nosso lado é a visão pragmática exagerada e o apego exacerbado pela estatítisca, utilizada para defender a continuidade do nosso projeto.

Aqui na nossa aldeia, a coisa é mais complexa. Estamos vivendo uma omissão flagrante perante os graves problemas que Tarauacá enfrenta. Parece que o sentimento de justiça deu um "branco".

Ontem após uns dias de indisposição física, causada pelos efeitos de medicação num tratamento de saúde, decidi dar um volta na cidade. Sai motivado para assistir o show do bom cantor TOM CLEBER.

Na primeira parada no bar da esquina presenciei uma cena que me causou simpatia. Um carro da policia parou em frente ao Bar e as duas promotoras de Justiça do município saíram do carro acompanhadas de vários policiais e vistoriaram mesa por mesa a procura de alguma irregularidade no estabelecimento. O foco principal era verificar se havia menores ingerindo bebidas alcólicas. Cheguei no Swing para assistir o show e la estavam as duas agentes do MP na mesma missão. Legal, essa é realmente uma atribuição do ministério publico, agir na defesa dos interesses da infância e da juventude. Minha empolgarão com a noite terminou seis horas depois. Hoje, as 10 horas da manhã chovia muito, estava sentado na sala e ouvi uma criança toda molhada patendo palma, Era o ex-Engraxaste Zezinho, agora vendedor de tapioca. Ele carregava uma grande bicicleta cargueira com vários baldes e muitas Tapioca pra vender. Comprei duas, recebi uma e ofertei a outra para ele que aparentava fome. Ele agradeceu de e continuou pedalando na chuva oferecendo sua tapioca.

Não posso deixar de manifestar minha admiração por aquele "moleque".Sei que ele nunca será um bandido, mas lamento o prejuízo com sua infância. A questão da proteção a infância e a juventude não pode ser tratada com policia, deve prioritariamente ser cuidada com publicas de inclusão social. É preciso também que o MP, A câmara de Vereadores e a sociedade, se posicione sobre o descaso do poder publico com as politicas de proteção das pessoas. Não podemos achar normal e calar vendo as condições de proteção das nossas crianças.

Um foto grave que está acontecendo aqui parece que as autoridades de boa fé não sabem. Vou contar- Somente este mês, três crianças indígenas foram a óbitos. Causa: diarreia e desidratação. Hoje mesmo uma criança foi sepultada na comunidade do Caucho. A causa parece que só os índios sabem. Falta de atendimento de saúde, causado por uma Rixa politica da prefeitura com os índios.

Os corumins são acusados de serem comunistas. Em fução dessa divergencia ideológica, o prefeito não libera os recursos para as equipes de saúde chegarem até as aldeias. Todos os dias recebo visitas de indios na minha casa a procura combustivel ou alimentação, São pessoas que vieram das aldeias com filhos ou parentes doente. Isso me deixa atordoado e não posso permancer em silencio.

Viva liberdade!

Viva a democracia e o direito a vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário