terça-feira, 13 de abril de 2010

Binho mostra avanços do Estado em entrevista

Binho respondendo a perguntas e ouvindo sugestões da comunidade

O governador Binho Marques concedeu nesta segunda-feira, 12, entrevistas aos programas Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana; Jornal da Aldeia, da Rádio Aldeia FM; e ao Jornal do Meio Dia, da TV Aldeia. Na Difusora, onde o programa foi conduzido pelos jornalistas Júnior César e Jacira Abdon, e na TV Aldeia, cujo jornal é apresentado por Jorge Henrique, Binho respondeu a perguntas gravadas e feitas ao vivo por ouvintes e telespectadores. Todos os assuntos foram abordados e Binho Marques fez um balanço de tudo o que já foi feito pelo seu governo e o que será realizado até o dia 31 de dezembro, quando conclui o terceiro mandato de um mesmo projeto político. "Desde 1999, somando o que o governador Jorge Viana realizou, o que foi feito é superior à soma de todos os governos. Só neste terceiro governo, a gente fez com que a folha de pagamento saísse de R$ 11 milhões para R$ 22 milhões", disse o governador ao responder questão sobre os investimentos em saúde e sobre o PSF Móvel, uma das ações do ProAcre para garantir atendimento médico nas comunidades remotas.

O Programa de Saúde da Família (PSF Móvel) está chegando aos dez maiores rios do Acre, realizando atendimento nas comunidades-polo, que são maiores e que servem de referência para comunidades menores (denominadas CAU - Comunidade de Atendimento Universal, e CAP - Comunidades de Atendimento Prioritário). "Jorge Viana construiu as bases e em nosso governo consolidamos os serviços e ampliamos a contratação de médicos", informou o governador. "Nós vamos entregar ao próximo governador uma estrutura invejável em saúde. Se nós temos um desafio, este está no atendimento e isso está sendo transformado", completou. A padronização dos postos de saúde depende da boa interação entre governo e prefeituras, as quais encontram grandes dificuldades para gerir o sistema. "O governo do Acre é o único que está investindo nos municípios", disse. O Governo do Estado remunera as prefeituras pelo atendimento na saúde à mulher e à criança. Ganha mais quem trabalha mais.

Para melhorar a saúde na capital, Binho tem conversado com o prefeito Raimundo Angelim e a proposta é de se fazer um redesenho da rede. "É melhor um número de centros e postos com atendimento de qualidade. É melhor poucos funcionando bem que muitos funcionando mal", considerou o governador.

O ouvinte da rádio, Antônio de Paula, perguntou sobre urbanização das cidades e Binho respondeu que o ex-governador Jorge Viana deu início à política de investimentos nos municípios, algo que só acontecia - e precariamente - na capital. O governador elencou os vários investimentos que estão em andamento em Brasiléia, Feijó (Parque do Buritizal), Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e todos os demais. "Essas melhorias significam qualidade de vida", afirmou Binho. Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário