quinta-feira, 29 de abril de 2010

PC do B de Tarauacá é referencia nacional

Politizar, mobilizar e organizar a ação partidária para vencer

As convenções partidárias de junho próximo obedecem à legislação eleitoral, mas igualmente ao esforço de preparar o partido para enfrentar a etapa decisiva de luta pelo sucesso do projeto político-eleitoral de 2010.

PCdoB em Tarauaca


Elas terão importância política no cenário local, porquanto definem oficialmente o posicionamento do PCdoB quanto aos candidatos a governador e vice-governador, duas vagas ao Senado e respectivos suplentes, bem como as coligações partidárias e a lista de candidatos comunistas a federal e estadual. No plano nacional a marca central, que subsume as demais, é o apoio definido pelo PCdoB à pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República.

Sendo uma força política em ascenso, é natural que as convenções do PCdoB motivem a atenção dos meios de comunicação, da sociedade em geral e do mundo político em especial. Por essa razão, as direções, a militância e em particular os candidatos podem realizar um grande esforço de mobilização de filiados, simpatizantes, amigos e apoiadores de nossas candidaturas. Nesse sentido, corresponde a uma demonstração de força política e prestígio junto aos aliados.

Espera-se, portanto, que as convenções estaduais sejam eventos de expressão marcados pela politização, armando nosso campo político com argumentos e perspectivas para a refrega eleitoral.

Por outro lado, elas correspondem também a um estágio do esforço de estruturação partidária. É bem verdade que, diferentemente da tradição partidária, a construção do projeto eleitoral em cada Estado vem de um esforço já de dois anos, desde o término das eleições de 2008. Natural, portanto, que o tema esteja bem debatido e conhecido pelos militantes. Entretanto, as definições finais são temas cruciais para o sucesso da caminhada. Elas incluem questões como as candidaturas, coligações, estimativa de votos necessária para vencer, prioridades, divisão de esforços militantes na sustentação do projeto, recursos, TV, relação com aliados, comitês de campanha e núcleos coordenadores, coleta de recursos materiais etc.

O fato é que as convenções têm papel ativo nessas definições, pelo que não devem ser subestimadas enquanto instância efetiva de debate, deliberação e coesão de todo o partido. Isso compreende desde a exigência de incorporar a todos nas definições, até o de planejar a campanha de modo coletivo, ativando todas as organizações partidárias como fator decisivo da vitória.

Leia no Blog de Walter Sorretino

Nenhum comentário:

Postar um comentário