domingo, 9 de maio de 2010

Voz e cheiro de povo


Carta de Tarauacá


“O tempo é muito lento para quem espera, muito rápido para quem tem medo, muito lento para os que lamentam, mas para quem ama, o tempo é eternidade...”


O movimento social de Tarauacá, reunido no seu 1º encontro consolidou, entre outras premissas, uma plataforma unitária de bandeiras e calendários de luta para o conjunto do movimento social, elevando-a a um patamar mais avançado na luta por mudanças estruturais no município, no estado e no país.


Entre os temas analisados:

-Movimento social e participação política;
-Desenvolvimento democrático e sustentável;
-Os princípios e valores, direitos humanos, diversidade e igualdade;
-Poder político, sociedade civil e democracia;


Compartilhamos e socializamos visões e análises comuns a todo o movimento social, que, deliberou pela instalação, nesse encontro, do FORÚM PERMANENTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, e aprovou a seguinte pauta de reivindicações que será enviada ás autoridades e servirá também como bandeira de luta do movimento social de Tarauacá.

As principais pontos aprovados no 1º Encontro dos Movimentos Sociais de Tarauacá

>1. Pela construção de um Tarauacá da paz, da justiça, da ética, da solidariedade e do respeito à pluralidade religiosa e à organização comunitária, cultural e social.

2. Pelo acesso democrático aos serviços públicos e bens comuns da população e a preservação do meio ambiente e moradia digna

3. Pelo acesso e democratização do conhecimento, da cultura, do lazer e do trabalho.

4. Pela dignidade e garantia de direitos de gênero, raça, etnia e eliminação de todas as formas de preconceitos.

5. Garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos, ambientais, saúde, educação, moradia, emprego, trabalho digno, alimentação e segurança.

6. Construção de um projeto democrático e popular com a participação decisiva dos movimentos sociais.

7. Pela construção de uma economia solidária, democrática, sustentável e emancipatória.

8. Pelo fortalecimento das instituições democráticas, com participação popular nas decisões e controle dos recursos públicos.

9. Pela defesa da democratização e da posse da terra, da exploração sustentável dos recursos naturais e dos direitos dos povos indígenas e populações da floresta.
10º pela instalação imediata de uma coordenação político administrativa do governo estadual na regional Tarauacá-Envira, quebrando o eterno isolamento político dessa região, levando-a a partir daí participar do desenvolvimento do estado, pois todos somos acreanos.

Viva o movimento social,
Viva o povo de Tarauacá.

Aliança floresta e cidade
Francelina: União Tarauacáenses de Mulheres

Tecnicos do estado
Giovany e Janaina: Abertura cultural
Sergio Aragão: Presidente UMAM
Fatima e Felix: Educação e cultura
As imagens do primeiro encontro dos movimentos sociais de Tarauacá realizado neste fim de semana
Autoridades religiosas prestigiram...
Vereadores

Secretários de estado
Moisés Diniz: Líder do governo
A voz e cheiro do povo
Avante!
Mulheres e crianças
Abertura do encontro Luiz Meleiro: Vereador
Juventude: Debate de grupos
A voz da Base




















A gente deve varrer o chão e lavar o rosto todos os dias, pois, se não fizermos isso, a poeira se acumula."Mao Tse-Tung". Frase do do comandante da revolução Chinesa deve servir de lições para nós Tarauacaenses.

Um comentário:

  1. Parabens ao Movimento Social de Tarauaca pelo belo e proveitoso encontro. Pelas propostas aprovadas e pelas fotos podemos notar um rico, colorido,amplo e plural forum do povo dessa bela cidade acreana. Um exemplo para os demais municipios

    ResponderExcluir