domingo, 12 de setembro de 2010

Cuidados preciosos da mulher


Endometrioses. Previna se!

A cavidade do útero é revestida por um forro interno chamado de endométrio que sofre mensalmente modificações produzidas pelos hormônios dos ovários se preparando para uma gravidez e quando esta não acontece ela desmancha, descama e se converte na menstruação mensal.

Estas células que compõe o endométrio , podem se desprender e por meio das trompas , atingir a cavidade abdominal e se implantar sobre, ovários, trompas porção externa do útero, e perto de 3% atingem os intestinos e 1% atingem a bexiga, rins e ureter, produzindo aderências internas, cisto de conteúdo achocolatado( sangue menstrual) e pontos de implantação endometrial produzindo dor pélvica crônica ( Baixo ventre) e Infertilidade.

Perto de 50% das mulheres com endometriose padecem de infertilidade ou sub-fertilidade e mais de 75% com dores de diversas origem, levando a cólicas menstruais intensas, dor nas relações sexuais com penetração profunda, dor na evacuação, dor urinária e ate dor epigástrica.



Perfil Psicológico de mulheres que sofrem de endometriose.

Num estudo multicêntrico, observou se um perfil com características comuns nas mulheres portadoras de Endometriose independente dos estágios iniciais ou avançados.

São de perfil egocêntrico, perfeccionistas, apresentam uma cobrança pessoal de sucesso, competência, e exigência de resultados. São pilares de suas famílias ou de seus núcleos de relacionamentos, são como pára-raios de problemas que assumem para si, sofrimentos, preocupações em resolver problemas de seus amigos, irmãos, pais, filhos, até marido e namorados.

São exigentes em seus relacionamentos em qualidade e impulsionam seus parceiros ao sucesso o que nem sempre atingem o esperado trazendo frustração e acumulando decepções.

São pessoas de perfil estressados, ansiosas, se angustiam em qualquer situação que dependam de terceiros. Podem possuir relação familiar instável.

Como diagnosticar a endometriose.

A ENDOMETRIOSE é difícil diagnosticar por exames de imagens como ultrassonografias endovaginais, ressonância Magnética pélvica, exames de marcadores específicos que ainda não se tem para Endometriose.

Uma avaliação ginecológica bem feita podem apresentar indícios de endometriose como :cólicas menstruais desta adolescência, referencia de dor nas relações sexuais quando na penetração profunda, infertilidade, dor pélvica crônica, dor a evacuações, sangramentos intestinais e urinários nas vésperas das menstruações .

Hoje se da um valor expressivo a jovens adolescentes que queixam se de cólicas intensas e apresentam fluxos menstruais intensos na quantidade e duração de dias de perdas mentstruais.


Na atualidade a VIDEOLAPAROSCOPIA é padrão ouro no diagnóstico, localização e estadiamento, ou seja através deste exames pode se reconhecer a endometriose, localizar quais os órgãos envolvidos e definir o grau de comprometimento de estágios leve, moderado e severo alem de definir se é endometriose superficial ou profunda e infiltrativa. Alem destas vantagens pode se executar diversos tratamentos por esta via endoscópicas que preserva a estética e funcionalidade reprodutiva e anatômica da mulher.

Se você leitora sente algum desses sintomas, procure um médico e converse com o mesmo.


Aguilar Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário