quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Encontro de Raízes na curva do rio

Bruno Brandão

Neste domingo fui a aldeia morada nova dos índios shanenawa no município de Feijó. Fui levar meus parabéns ao cacique Carlos Brandão que aniversariava e comemorava a data com uma grande festa.

Há tempo eu tentava encontrar um tempo para ir a aldeia visitar outro cacique: Bruno Brandão que no mês passado completará 1 século de existência.

Bruno nasceu no seringal Tamadaré ao rio Tarauacá, na Maloca "mijada da velha". numa curva do Rio, distanciado aproximadamente 500 metros de onde eu também nasci.

Em datas diferentes, Bebemos na mesma fonte. Quando eu nasci , Bruno ja estava no mundo ha mais de meio século. O encontro com o velho cacique foi pramim uma volta ao tempo que eu nem existia.

Inácio Brandão

Bruno é filho do famoso cacique Inácio Brandão, conhecido pela habilidade que tinha de amansar índio brabo. Inácio Brandão deixou o seringal Tamandaré fugindo de uma guerra travada com o Memorável cacique Yawanauwá António Luiz que ocupava as cabeceiras do Rio Gregório, um afluente do rio Juruá.

Na conversa com Bruno, ouvi histórias que precisam serem contadas de forma mais precisa. Segundo o velho cacique Bruno, a causa da guerra entre as étinias Shanenawa e yawanawá era disputa por mulheres, os yawanawás estavam roubando suas índias.

Bruno contou- me da lembrança de 90 anos atrás, quando morava no Tamadaré, do tempo em que meu avô Manoel Batista, um sofoneiro Cearense, ia na aldeia tocar nas festas de seu pai, o velho Inácio que faleceu ha 17 anos, aos 114 anos de idade.

Quando tiver um tempinho publico a entrevista do velho cacique Bruno Brandão. Vale apena esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário