quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Açai azedando



MPE investiga qualidade do açaí em Rio Branco

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou inquérito civil para fiscalizar as condições de comercialização do açaí em Rio Branco. De acordo com a promotora de defesa do Consumidor, Alessandra Marques, a ação foi motivada devido a notícia que chegou ao conhecimento da instituição dando conta de que o açaí comercializado na cidade é impróprio ao consumo devido a presença de coliformes fecais.

O MPE requisitou a Vigilância Sanitária a realização de análises laboratoriais em todas as marcas de açaí comercializadas na Capital e a identificação completa de todos os fornecedores do produto em Rio Branco. A portaria da promotora, notificou ainda o representante do IDAF para prestar declarações sobre a produção do açaí no Estado e pediu que todas as pessoas físicas e jurídicas que comercializam açaí fora dos padrões de qualidade, apresentem defesa e esclarecimento sobre o fato.

O MPE vai realizar diligências para promover a coleta de informações durante o procedimento investigatório. De sabor exótico e com grande variedade e quantidade de nutrientes, em que se destaca o ferro, o açaí ganhou o mercado mundial no final de 99, ganhando fama de energético natural. Atualmente, no mercado acreano e no resto do país, pós, chás e iogurtes "made in Brazil" são comercializados a preços variados, oriundos de um produto que há poucos anos era apreciado apenas nas colônias e seringais acreanos, misturado com farinha de mandioca. A possibilidade da presença de coliformes fecais no produto pode implicar em sérios problemas no intestino humano e no sistema digestivo, sendo desencadeador de diversas doenças.

oriobranco.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário