terça-feira, 20 de outubro de 2009

PMDB espera, para hoje, convite para vice de Dilma


Deu em O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve formalizar hoje, em jantar na Granja do Torto, o convite para que o PMDB integre a chapa presidencial encabeçada pela chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, indicando o nome para vice.

A expectativa dos peemedebistas é que Lula sinalize a preferência pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). O encontro terá a presença dos principais líderes do partido, além de ministros peemedebistas.

— Tudo indica que vão pedir a mão de Temer em casamento. Será um jantar de noivado. Dará a largada para um entendimento político e eleitoral. É importante para PT, PMDB e para a própria Dilma em direção à candidatura presidencial de 2010 — afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

A expectativa no PMDB é que uma sinalização imediata de uma aliança nacional com o PT ajude a resolver problemas regionais entre os partidos. No encontro de hoje deve ser selado um pré-acordo eleitoral. A coligação formal só pode ser oficializada no período das convenções partidárias, em junho do ano que vem.

— Esse acordo nacional vai facilitar entendimentos nos estados. Dará mais respeito ao PMDB. Com a definição do acordo para a chapa presidencial, o partido vai se dedicar às questões regionais — disse o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Ele acredita que os problemas nos estados começam a se resolver, como o impasse na Bahia. A expectativa é que o Planalto aceite palanque duplo para Dilma: um do governador Jaques Wagner (PT-BA), que disputará a reeleição, e outro do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário