terça-feira, 20 de outubro de 2009

O esforço de Lula para fazer do Brasil um país de todos


Bolsa Família completa 6 anos com mais de 12 milhões de famílias beneficiadas
Com mais de 12 milhões de famílias atendidas e investimentos de R$ 52,7 bilhões, o programa Bolsa Família completa seis anos de vida nesta terça-feira (20/10).

Para o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o programa que atende pessoas em situação de pobreza tem enorme importância para o aquecimento da economia. Segundo ele, ao mesmo tempo que resgata milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, também transforma essas pessoas em consumidores, ajudando a estimular a economia do País.

Em festa da iniciativa privada, aplausos para o Estado

“Ah, quanta gente que me dava lição e estava escondida atrás dos derivativos… quanta gente…” (Presidente Lula)

Em noite de premiação às empresas mais admiradas do Brasil, promovida pela revista Carta Capital, em São Paulo, o presidente Lula fez uma eloquente defesa da importância do papel do Estado na economia e desenvolvimento do País. Lula lembrou que, antes da crise econômica mundial, era senso comum afirmar que o Estado não prestava, que o sistema financeiro era fantástico e nunca errava, e que o Estado só atrapalhava. “Isso morreu”, disse o presidente. A crise veio e as certezas mudaram:

É imprescindível que a iniciativa privada seja competente. Mas é imprescindível que o Estado exista, porque se ele não existir, não existe possibilidade de se fazer a distribuição de renda que o País tanto precisa.

Lula criticou quem defendia o capitalismo no Brasil sem dar a chance para que o povo tivesse acesso ao capital. Agora, com a crise, o Estado está voltando a ser Estado e, com isso, permitindo que haja políticas públicas para incluir milhões de brasileiros na economia nacional, beneficiando a própria iniciativa privada, que terá seus produtos consumidos por uma maior parcela da população. O Brasil, afirmou, tem condições de ser a quarta maior economia do mundo sem inventar. Basta acreditar.

Aos presentes à cerimônia contou a história da carta que recebeu de Eliane, moradora da cidade de Floresta (PE), durante sua visita às obras no rio São Francisco, que ilustra bem a importância do papel do Estado como indutor da economia. Confira:



Fonte: Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário