sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial: 10 anos em busca de ‘outro mundo possível


No ano em que se celebra 10 anos de seu processo, o Fórum Social Mundial (FSM) não será um evento global único e centralizado, mas terá programação ao longo de 2010 em diversas partes do mundo.


Entre os dias 25 e 29 de janeiro, por exemplo, acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul - palco da primeira edição do evento - o seminário internacional "10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível". Além do balanço de dez anos do Fórum, será debatida a atual conjuntura mundial, os elementos de uma nova agenda e a sistematização de questões e contribuições para o FSM.

Sobre o Fórum Social Mundial

O evento Surgiu em 2001, em Porto Alegre, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) com objetivo desfazer a dominação das regras econômicas impostas pelos países mais ricos.

O FSM se firmou ao passar dos anos, conquistando espaço nacional e internacionalmente, com participação crescente de pessoas e multiplicação de fóruns regionais, nacionais e locais em diversas partes do mundo. Em 2009, nove anos após a primeira edição do FSM, Belém, no Pará, recebeu 150.000 participantes. Um levante de gente unida no propósito e pensamento de que um mundo melhor e mais justo é mesmo cada vez mais urgente.

Fórum Social Mundial Porto Alegre (RS)

De 25 a 29 de janeiro

Inscrições até 15 de janeiro


I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária


De 22 a 29 de janeiro em Santa Maria e Canoas (RS)


Fórum Social Temático da Bahia

De 29 a 31 de janeiro em Salvador

Inscrições até dia 20

Fórum Mundial Urbano (RJ)

De 22 e 26 de março no Rio de Janeiro acontece “Ações pelo Direito à Cidade”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Fórum Social EUA (Detroit)

De 22 a 26 de junho

Fórum Social Local do Atlântico (África, Benin)

De 28 a 31 de janeiro


Fórum Social Mundial Madri

De 28 a 31 de janeiro


Fórum Social Tcheco

Dias 29 e 30 de janeiro (diversas cidades)

Fonte: Portal Fórum Social Mundial - www.forumsocialmundial.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário