Deputada Perpétua participou de reunião com o presidente da Infraero: "ouvimos o que precisávamos ouvir"
Infraero e Governo do Acre preparam a reedição da parceria que deu origem ao Aeroporto de Cruzeiro do Sul. Desta vez, o convênio, a ser firmado nos próximos dias, se destinará à construção de um moderno terminal de cargas, espaço sem o qual não seria possível proceder ao alfandegamento das mercadorias que virão do território peruano e vice-versa.. "Nada temos a opor. Não há quaisquer restrições da parte da Infraero. O Aeroporto de Cruzeiro do Sul tem tráfego superdimensionado e está pronto para receber mais esta demanda", afirmou Cleonilson Nicácio, brigadeiro do Ar e presidente da autarquia. A disposição do estado em construir o terminal de cargas com recursos próprios foi anunciada pelo assessor especial da mesa-diretora da Aleac, Jair Santos.
O aval do brigadeiro atende a um apelo feito pessoalmente pelos deputados Perpétua Almeida, Gladson Cameli e Henrique Afonso, este último coordenador da bancada federal acreana, durante audiência ocorrida na tarde desta terça-feira. O encontro é o penúltimo de uma bem sucedida série de audiências até então que, na prática, destravou as burocracias para garantir a integração aérea entre o Vale do Juruá e o Departamento de Ucayalli.
"Finalizamos mais uma etapa. E comemoramos os bons resultados. O sonho da integração está mais próximo", festejou Perpétua Almeida. "Não há impasse. Todos, acreanos, brasileiros e peruanos, pensam iguais. E o governo caminha junto com todos", disse Gladson Cameli. "Agora é esperar chegar a Expojuruá. Lá, teremos, de fato, uma sensação real de que está valendo a pena o esforço de todos", afirmou Henrique Afonso.
Anuência dadaAnvisa, Ministério da Agricultura, Secretaria Nacional de Aviação Civil e Secretaria Nacional da Receita Federal já assumiram compromissos para levar estruturas e pessoal à Expojuruá (dias 27, 28, 29 e 30 de agosto). Lá, haverá uma espécie de alfandegamento precário (provisório), em razão de um primeiro vôo cargueiros procedente de Pucalpa com destino a Cruzeiro do Sul. Será uma mostra aos visitantes da feira de como o intercâmbio comercial se dará na prática. Um grupo de trabalho, com representantes de todos os órgãos, está sendo montado para, na próxima semana, construir um documento no qual será dada uma anuência geral para garantir a internacionalidade do aeroporto. Ou seja, baseado nas garantias dadas esta semana, o Governo Federal confirmará a destinação de fiscais e auditores (para alfandegar e inspecionar produtos).
Tarifa diferenciadaCruzeiro do Sul e Pucallpa, regiões separadas entre si por apenas130 quilômetros, são alvo de um planejamento que irá criar tarifas diferenciadas, a serem apresentadas em 30 dias. O estudo foi anunciado por um alto executivo do Ministério das Relação Exteriores, que aprova o estudo de viabilidade econômico-social apresentado em Pulcapa, há duas semanas, por empresários e políticos do Acre
Anac: última mais uma reunião está prevista para amanhã. Com a presidente da Anac, Solange Vieira, a quem cabe emitir o parecer de homologação definitivo do aeroporto de Cruzeiro do Sul. O lado brasileiro consome 800 toneladas de verduras e 400 toneladas de frutas todos os meses. A mercadoria chega ao Juruá de São Paulo e custam, em média, 70% mais caro que a oferta de preços do mercado peruano.
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