sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vando Torquato condenado a devolver dinheiro

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) mandaram o prefeito de Tarauacá, Erisvando Torquato, devolver R$ 205.571,37, além de ter que pagar uma multa de 10% sobre o valor por não ter apresentado os extratos bancários que pudessem comprovar a existência de dinheiro nas contas do município em 2007.

A punição foi dada na sessão realizada na manhã de ontem, quando os membros do TCE constataram diversas falhas na contabilidade da prefeitura que ocasionou ainda a falta de dinheiro para o pagamento de dívidas deixadas para 2008.

Com tantas irregularidades nos gastos, os conselheiros enquadraram o gestor na falta de autorização legal para a realização de despesas.

Na lista de problemas, os auditores do Tribunal ainda encontraram o gasto de 51,3% do orçamento com o pagamento de salários, o que motivou um alerta para as despesas com as remunerações, impedindo a prefeitura de organizar novas contratações e conceder aumentos de salariais.

Como o gestor acabou cometendo um crime, o caso será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), além de ser analisado, também, pelos vereadores de Tarauacá.

Na mesma sessão, os conselheiros decidiram multar o presidente da Câmara de Acrelândia, Sebastião Rita de Carvalho, em R$ 715 por ter enviado fora do prazo o relatório de gestão fiscal de sua administração.

Os representantes do TCE decidiram, também, abrir um processo para aplicação de multa contra o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Randson Oliveira Almeida, por não ter apresentado documentos que possam comprovar a publicação do relatório resumido de execução orçamentária do segundo bimestre deste ano. (Freud Antunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário