sábado, 9 de janeiro de 2010

Minhas Raízes

Cheguei ao mundo no dia 11 de novembro de 1962, as 5h:00 horas da manhã na colocação Santa Maria, Seringal Tamandaré no alto Rio Tarauacá. Minha mãe estava muito apreensiva com a possibilidade de não conseguir me parir com vida. Ela já havia dado luz 6 filhos. Nonata, Edvan, João, Ivanilde, Ivanete e Fátima. Na sequência havia perdidos outros 2 que nascerá sem vida.
Não existia médicos ou qualquer tipo assistência de saúde na região. Tudo dependia da fé e sabedoria de uma humilde parteira, com uma bacia Dágua e uma
velha tesoura na mão. Eu podia ser mais um a não conhecer o mundo. Meu pai tomou todo cuidado que um seringueiro honrado podia tomar para a mulher "descansar" (da à luz o filho) sem risco. Repouso, Muita galinha engordando no galinheiro, uma lata de manteiga e uma de Nescau comprada no regatão. Pirão escaldado a tempo e a hora para a gestante. Minha mãe já estava batendo a porta dos 40 anos e queria mais um filho Homem para a família.

O esforço foi compensado com meu grito ao amanhecer do dia. Meu pai disparou três tiros de espingarda cal 12 para anunciar a vizinhança do meu nascimento. Nascer naquela região era um ato de bravura e vontade de conhecer a vida. No seringal, ao ouvir três tiros seqüenciados, os vizinhos Sabiam que o nascido era Homem. Se fosse mulher eram apenas dois disparos.
Minha existência tem origem na saga dos nordestinos que vieram para Amazônia motivada pela propaganda oficial que vendia facilidades para ganhar dinheiro no corte da seringa.

Minha mãe, Maria Batista, meu pai Manoel Avelino, dois filhos de Cearenses. Meu pai e minha mãe desafiavam o trabalho. Tinham crédito no barracão e no regatão. Meu pai Cortava seringa, caçava, pescava, plantava macaxeira, milho, arroz, feijão melancia, banana, abacaxi, cana, geremum e muito tabaco. Criava galinha, ovelha pato, porco gado e ainda fazia canoa.
Santa Maria era lugar admirável. Quem chegava pela primeira vez, achava que era a sede do seringal. Um campo no alto de uma planície, gado e uma variedade de animais. Uma fileira de borracha no terreiro e uma casa de madeira cerrada artesanalmente, situada na curva do Rio. O campo oferecia uma linda paisagem. Grama nativa, no asseiro, um cumaru, uma samauma, atrás da casa um pau Darco, uma touceira de abacaba, alguns pés de cocão e ao lado, várias touceiras de manacá roxo sempre floridas.
Foi nesse cenaário de cores que comecei enxergar o mundo e iniciar meus primeiros passos.

Minhas raízes é uma conversa que relata histórias de minha caminhada neste pedaço chão. A partir desta data será publicada todos do sábados.

Um comentário:

  1. Muito legal essa iniciativa! Afinal de contas muitos de seus amigos e amigas (eu por exemplo) o admiram pelas açoes ousadas, corajosas, amáveis e solidárias que conhecem, mas tem muito com certeza que nao conhecemos ainda! Estaremos certamente anciosos pelo sábado para conhecer mais um pouco de sua história de vida! Isso aumentará ainda mais nossa admiraçao por vc! Um forte abraço!

    ResponderExcluir