terça-feira, 4 de agosto de 2009

A riqueza cultural e espiritual do povo Yawanawa

Povo yawanawa prepara documentáro sobre Hushahu, a mulher pajé Yawanawa. Mostra em forma de documentário, a saga que mudou a história recente do povo Yawanawa. A produção é de Silvana Ditcham uma acreana que mora em Londres.

O pajé tatá, o patriarca maior Raimundo Luis, Joquim, Hushahu e outro axiliar da pajelança
Foto da antiga sede do seringal Caxinauwa, palco de muita opressão do barracão seringalista contra índios e seringueiros
A bandeira de Tarauacá simboliza os primeiros habitantes e construtores da nossa identidade cultural, social e econômica, índios e seringueiros.
por Joaquim Yawanawa

Estive viajando nestes últimos dias para a Terra Indígena do Rio Gregório. Juntei o útil ao agradável, trabalhar em novo documentário sobre pajelança Yawanawa, com Hushahu especificamente e conversar com as 5 comunidades Yawanawa, que fazem parte da Associação Sociocultural Yawanawa.

Fui pra aldeia juntamente com uma amiga acreana, que vive em Londres, Silvana Ditcham. Conheci Silvana através de um amigo comum, Hylton Philipson. Conheço Hylton desde 98, desde então nossa amizade tem se estreitado e ele tornou-se um grande apoiador do povo Yawanawa. Em Janeiro de 2007, estive em Madrid e Silvana, veio de Londres me encontrar para a gente conversar e trocar algumas idéias sobre este trabalho que ahora estamos realizando.

Projeto este que venho pleiteando há um tempo, mais que nunca tenho tempo de concretizar, pois com muita coisas pra fazer ao mesmo tempo, a gente sempre deixa pra depois e acaba nunca realizando, ficando apenas no mundo das idéias. O trabalho se trata de um documentáro sobre Hushahu, a mulher pajé Yawanawa. Mostrar em forma de documentário, a saga que mudou a história recente do povo Yawanawa.

Ao se tornar a primeira mulher pajé, ela não apenas quebrou um tabu, ela pisou em terrenos sagrado, que jamais uma mulher antes havia entrado. Hushahu, é uma inspiração para todas as mulheres do mundo, é uma ativista espiritual, que no calado da noite, toma Uni, e não reza apenas pela comunidade, se não para o mundo inteiro viver em paz em harmonia com as pessoas e com o meio ambiente. leia mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário