segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nas comunidades


ONTEM DOMINGO, VISITEI MAIS UMA COMUNIDADE RURAL. ESTIVE EM UM RAMAL PRÓXIMO AO ACURAUA.

Participei de torneio de futebol, conversei com os moradores e visitei a escola do município que Tem o nome de um dos mais reconhecidos educadores do mundo, o Legendário Paulo Freire.

conforme relatado pela comunidade, a escola foi construída pelos próprios moradores. Segundo as informações das pessoas que trabalham na escola, o estabelecimento de ensino tem 20 alunos,uma professora, uma merendeira e duas geladeiras. contratada na pré- eleição de 2008.

O que me deixou mais impressionado, foi saber que @s funcionári@s da escola Paulo Freire, contratadas a quase dois anos, só receberam 8 meses, os outros 16 estão atrasados. Mais grave, o salário é a metade do mínimo, 230 reais.

Segundo Maria liberdade, nunca viu tanto sofrimento. "se eu soubesse que essa escola ia ser tão difícil e nos causar tanta opressão eu não tinha ajudado a construir. isso aqui é uma falta de vergonha, quando foi para o Vando Ganhar a eleição ele prometeu tudo, me chamava de guerreira, o pior é que fiquei fanática com a conversa dele, ganhou a eleição eu nunca mais vi esse homem, ele só vive escondido, eu tenho fé que antes de sair da prefeitura vou me encontrar frente a frente com ele para dizer o que tenho vontade", desabafou.

Andado frequentemente nas comunidades rurais venho presenciado o sofrimento da população e o descaso da administração municipal para com a educação e os trabalhadores. veja os equipamentos e instalações da escola Paulo Freire

escola construida pela comunidade



Um galho de de ingazeira é o cadeado da porta

O fugão de fazer a merenda é um buraco no meio do terreiro


A privada

Conersando com a comunidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário