segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Unidade e luta: Um congresso vitorioso

O 12º Congresso Nacional do PCdoB foi encerrado neste domingo (8), em São Paulo, com a eleição do novo Comitê Central do Partido, que irá dirigir a legenda até o próximo Congresso, em 2013. A nominata de 101 nomes apresentada aos delegados no início do encontro foi acrescida de mais quatro nomes, e aprovada por ampla maioria. Assim, a nova composição do CC aumenta dos atuais 81 membros para 105. Diversos critérios de composição ajudaram a injetar sangue novo na nova direção comunista.


Renato Rabelo, junto com os integrantes do novo Comitê Central, encerra o 12 Congresso do PCdoB


Os critérios de composição do Comitê Central obedeceram aos seguintes objetivos: manter e, se possivel, aumentar o número de trabalhadores sindicalistas dado o caráter proletário dos membros do partido; incorporar trabalhadores do campo; agregar mais jovens, sobretudo de 20 a 30 anos, contribuindo para diminuir a média etária dos membros do Comitê Central; incorporar mais mulheres, adotando a cota mínima de 30%; incluir quadros mais atuantes na luta de idéias, cientistas, artistas, acadêmicos; ampliar, tanto quanto possível, a presença de presidentes estaduais do Partido e, por fim, conferir a integrantes de comissões a autoridade de membro do CC.

Segundo o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que coordenou a comissão eleitoral, o critério que amarra todos os demais critérios é o papel a cumprir no contexto coletivo. "Nenhum comitê central é composto por ranking de capacidade, não é este nosso critério, mas sim o da contribuição que cada integrante dará para a construção de uma direção que tem o desafio de preparar o partido para as novas e importantes tarefas que os comunistas têm pela frente", disse Walter, ao paresentar a sugestão de nominata.

Participaram da escolha do novo Comitê Central 868 delegados, dos 954 que foram credenciados. A votação aconteceu através de um sistema eletrônico (foto ao lado) que tornou bastante ágil e descomplicada a eleição. Antes do processo de votação final, foi aberta aos delegados uma consulta para que pudessem indicar outros nomes além dos que constavam da nominata original. Fruto deste processo, foram incluídos na nominata os nomes de Wander Geraldo, Leila Márcia, David Wylkerson e Chico Lopes, que passaram a integrar a lista de 105 nomes eleita pelos delegados. Outros quatro nomes (Dilcea Quintela, Gilmar Tadeu, Ronaldo Carmona e Luis Carlos Paes) faziam parte de uma lista suplementar, mas não alcançaram votos suficientes para ingressar no novo CC. Perpétua Almeida e Edvaldo foram os representantes do Acre eleitos para a nova direção

Imagens do Congresso

Com Diolinda, líder nacional do MST
A tribuna de debates
As delegações fazem a festa...

Com o ex-guerrilheiro do Araguaia Zezinho e Lene, filha do também guerrilheiro Glênio de Sá

Com o velho comunista Dinéas Aguiar

As palavras de ordem: um, dois três, quatro, cinco mil e viva o partido comunista do Brasil
Perpétua anima a festa de encerramento do Congresso

Minha Amiga Jandira Fegalhi, secretária de cultura do Rio de Janeiro

Artistas foram abrilhantar a festa do Partido
Uma conversa com o ministro dos esportes Orlando Silva e um pedido pela liberção Rápida dos recursos para reforma do estádio Nabozão e um boa noticia.

Esse é Aranha, goleiro Bicampeão pelo São Paulo na década de 70. Um cara muito engraçado!
As crianças também foram ao congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário