sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Arco e Flecha: Indios de Tarauacá se mobilizam para fechar BR e obstruir a construção da ponte



A comunidade indígena caxinauwa Igarapé do Caucho, localizada a margem do Rio Murú, 10km da cidade de Tarauacá está se mobilizando para realizar um protesto que pode causar um grande problema na região. Eles não falam detalhes de como será deflagrado o movimento, mas dizem que o transito na BR e os serviços de construção da ponte serão afetados.

A comunidade tem uma população aproximada de 700 habitantes, é uma área impactada pela construção da estrada, diz o Cacique Naço Caxinauwá."Quando foi realizado os estudo de impacto ambiental para construção da BR, foi constatado a necessidade da tomada de várias medidas de governo para amenizar os impactos cultural e social na nossa aldeia, já se passaram mais de 10 anos e quase nada foi cumprido", afirma o cacique.

O cacique Naço e professor Chagas caxinauwá

Para o cacique, a sua comunidade irá reunir-se neste domingo dia 13 para organizar os preparativos do movimento." Vamos nos preparar para essa grande luta, mas antes vamos enviar ao governo um documento dando um prazo até o dia 22 deste més para nos dar uma resposta. Queremos a construção de escolas, açudes, infra- estrutura de apoio a produção e energia. Vamos exigir também construção de um espaco cultural. Tudo isso e mais outras ações foram prometidas e pouco foi cumprido.

Estamos também colocando em discussão a necessidade de revisão e ampliação da nossa terra, temos uma população que ja aproxima-se de 1000 habitantes e nossa terra tem apenas 12 mil hectares, precisamos pensar no futuro do nosso povo, não podemos mais ficar esperando, estamos abandonados. Em Tarauacá não tem prefeito, a prefeitura nos descrimina e trata como inimigos- e nós não vamos nos humulihar, por isso queremos uma posição definitiva do governo do estado porque ainda acreditamos ter compromisso com nosso povo" finalizou.

Um comentário: