quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Confusão a vista


Duzentas famílias de sem terras que ocuparam uma área de terra no município de Senador Guiomar em maio deste ano estão em guerra declarada com o superintendente regional do Incra Raimundo Cardoso. Essas famílias passaram 40 dias acampadas em casa coberta de Lona, enfrentando sol, chuva e frio. O acampamento foi levantado após uma reunião com o superintendente do Incra, com a presença de representantes do gabinete do governador e parlamentares estaduais e federais.

Os sem terra decidiram abandonar o acampamento mediante o compromisso do Incra de iniciar o processo de assentamento em 30 dias. Acontece que passado 90 dias da reunião as famílias continuam sem solução. Segundos os coordenadores do movimento, a paciência acabou e eles não aguentam mais ficar parados diante do descaso do Incra. O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município José Apolónio diz que Cardoso é muito bom para contar piada, para resolver os problemas da reforma agrária é um desastre.


Para Roberto Rodrigues, um dos coordenadores do movimento, a área pleiteada pelas familias sem terra, denominada pirã- de rã, foi desapropriada pelo governo federal há mais de quatros anos. Todas as famílias que ficaram 40 dias acampadas passando todo tipo de dificuldades, estão cadastradas no CIPRA- (Cadastro individual de reforma agrária), instrumento de avaliação do perfil das pessoas que podem serem beneficiadas pelo programa nacional de reforma agrária, todos são desempregadas e muitos não têm onde morar.


Para Roberto Rodrigues, o que mais deixou os trabalhadores indignados foi saber que, além da desapropriação ter ocorrido há mais de 4 anos, os recursos destinados as indanizações dos proprietários também já estão a deposição da superintendencia do Incra há muito tempo e a resposta de Cardoso foi que não sabe onde depositar o dinheiro do pagamento.



Ontem dia 30, os sem terra e dirigentes do sindicato, realizaram uma reunião e decidiram radicalizar. Segundo eles, todos estão dispostos a deflagrar uma nova luta, só que desta vez não vão mais ficar acampados na beira da estrada, vão fazer ações que vai incomodar as autoridades e em especial o chefe do Incra Raimundo Cardoso, vem confusão grandes esses dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário