terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tarauacá, Terra dos abacaxis gigantes

Roça de abacaxi gigante do produtor João Cobra. Ele produdz e vende mais de 1000 abacaxi por ano, a um preço aproximado de 10 reais cada um.













Tarauacá produz o maior abacaxi do mundo. Essa novidade deveria ser aproveitada para fortalecer economia e potencializar cultura do nosso município. Tarauacá foi a primeira cidade do estado do Acre a criar por meio de um projeto de minha autoria, que foi transformado em Lei, um festa vinculada a um produto marca do municipio.
Depois outros, municípios instituíram também suas festas inspiradas nos primeiros festivais do abacaxi em Tarauacá. Cruzeiro do Sul criou o festival da farinha, Sena madureira o festival do mandim, Porto Acre da Melancia, Feijó do Açai, todos transformaram-se em grandes festa populares, com grandes resultados económicos e culturais.

Em Tarauacá, o prefeito "Traquino" Vando Torquato, desde que assumiu a governaça acabou com festival do Abacaxi, deixando claro que o abacaxi que ele gosta é outro, é o abacaxi da corrupção de desmoralização da nossa terra. Enquanto isso, nosso produtores lutam sozinhos para não deixar morrer essa marca cultural e com bons resultados económicos para quem cultiva essa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário