sábado, 19 de setembro de 2009

Fundo Amazônia é apresentado no Acre

Objetivo é promover projetos de prevenção e combate ao desmatamento


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro promoverá uma rodada de apresentações do Fundo Amazônia no Acre. As palestras serão ministradas no dia 18 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre - FIEAC.

O BNDES considera a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente condições essenciais para a humanidade. Por isso, o desenvolvimento socioambiental é uma diretriz estratégica e se reflete na política de financiamentos do banco.

A redução do desmatamento, a produção da conservação e do manejo sustentável das florestas são oportunidades claras de se obter benefícios climáticos imediatos. Portanto, a preservação da maior floresta tropical do planeta é imprescindível à sobrevivência da espécie humana.

Como forma de obter recursos para incentivar a preservação da floresta, foi criado, em julho de 2009, o Fundo Amazônia. O objetivo central é promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico. A Floresta Amazônica tem uma extensão aproximada de 5,5 milhões de km2, sendo cerca de 60% em território brasileiro.

Ela abriga 33% das florestas tropicais do mundo e cerca de 30% das espécies conhecidas da flora e da fauna. A cada ano, ela libera para a atmosfera - por meio da evaporação e da transpiração da vegetação - mais de sete trilhões de toneladas de água. (Agência de Notícias do Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário