quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As flores e os espinhos

Flores vermelhas no Jardim do Lar Novo Hamburgo

Essa semana que passou estive mais uma vez na minha cidade de Tarauacá. Participarei da conferência do PC do B, andei pela cidade, visitei amigos, instituições publicas e organizações sociais. não vou falar neste breve comentário sobre o constrangimento que vive nosso povo, quero manifestar o meu respeito e admiração a Congregação da Irmãs de nossa senhora Notre Dame da igreja católica. Essa foi uma visita muito significativa para mim

Elas moram no Lar Novo Hamburgo, uma casa que abriga e assiste idosos que não tem famílias ou foram abandonados. Além de cuidar dessas pessoas, elas desenvolve outros trabalhos sociais, no Bairro da Praia com crianças desnutridas, pessoas idosas e gestantes carentes no abrigo Casa de Nazaré. Coordenado pela Irmã Nelda Luiza uma, Freira de 80 anos de idade. Irmã Nelda é Gaúcha, ingressou na congregação aos 16 anos de idade e hoje aos 80 continua lutando para realizar sonhos e minimizar o sofrimento do seu semelhante.

“Aqui nós lutamos num mar tenebroso para fazer alguma coisa pelos pobres, mesmo assim, eu ainda sonho ver as nossas crianças , idosos , as mulheres carentes vivendo com mais dignidade, com saúde, creche, alimentação, lavanderia comunitária, e atenção do poder publico. Precisamos construir aqui no bairro da Praia uma centro comunitário para cuidar das famílias carentes , -para buscar uma vida nova para as mulheres, as crianças infratoras e os idosos.
Temos lutado muito por isso, mas não recebemos apoio. Esses dias ando muito triste, com uma sensação que estou falando sozinha o deserto” diz a freira.

A resignação da Imã Nelda aumentou essa semana quando foi informada pela secretária de ação social do do governo do estado, que uma emenda que havia sido alocada para construção do Centro Comunitário, foi devolvida porque a prefeitura não cedeu um terreno para sua construção.

Aproveito aqui esse espaço para fazer um apelo ao governador Binho Marques, aos parlamentares e demais instituições que tem compromisso com a justiça. NÃO DEIXEM A IRMÃ NELDA SENTIR-SE SOZINHA FALANDO NO DESERTO. Ela apesar dos seus cabelos brancos, a idade e ainda enfrentar um câncer de Pele, aos 80 anos de vida, é nova na esperança, disposta para luta e uma imprescindível figura humana da causa libertária.

Não faço o mesmo apelo aos integrantes da prefeitura, porque esses são anti-sociais e estúpidos, até hoje nunca visitaram ou procuram informar-se sobre o trabalho que a casa de Nazaré e o Lar Novo Hamburgo prestam as pessoas mais sofridas de Tarauacá.

Rosas na recepção

Dona Delinha diz: "Meu marido foi guarda-livro, professor, hoje estou aqui. Ela mora 20 anos no Lar Novo Hamburgo
"Minha casa estava caindo em cima de mim, eu não tinha quem me ajudasse ai vim morar aqui"
João Mendes. Pernanbucano, natural da cidade de Flores, veio para o Acre cortar seringa junto com dois amigos da década de 40. nunca mais pode voltar a sua terra natal nem ter noticia da família
Irmã Luiza Costella, diretora do Lar Novo Hamburgo
Irmã Nelda Luiza, diretora da casa de Nazaré
As irmãs Luiza, Nelda, Teresinha e uma conversa de fé e esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário