segunda-feira, 15 de março de 2010

Vale tudo, vale o que vier!

Durante essas décadas de militância politica, Três vitórias consecutivas em eleições proporcionais e duas derrotas mojoritárias, aprendi a conhecer melhor o comportamento humano. Convicções, conveniência, vaidades, m0ral e mal caratismo.

Já vi muita gente de esquerda que esbravejava contra alianças eleitorais amplas, condenava a crença na via eleitoral como caminho de mudanças, ameaçava romper e até delatar seus companheiros com mentiras. Eram traidores dos trabalhadores e da revolução, mas bastou uma oferta para ocupar espaços mais privilegiados para mudar completamente o discurso.

Outros com comportamentos semelhantes que não foram alimentados com as mesmas possibilidades, pularam fora do barco e abraçaram-se com a direita putrefaça. Estes, são comportamentos que Lênin chamava de "Esquerdismo Doença Infantil do Comunismo" . Emir Sader qualifica como a miséria moral de ex-esquerdistas. Do ponto de vista político, são piores que a direita. Precisamos reconhecer que no conservadorismo politico existem pessoas coerentes.

Nunca fui intransigente com alianças politicas amplas, nunca fui esquerdista, como também nunca me rendi ao pragmatismo. Nunca fiz pressões ou ameaças com posições de meus interesses, nunca fui problema para o entendimento, desde que sejam construídos nos fóruns adequados, sem abrir mão dos princípios essenciais da moral e de objetivos mais elevados. Minhas convicções estão acima dos interesses de pessoas e dos meus.

Essas afirmações, que não é auto afirmação, pode ser comprovada por qualquer observador da politica na nossa aldeia. Um foto ilustrativo que pode ser exemplificado. Diz respeito a um episódio que aconteceu quando eu era vereador. Fui destituído da presidência da câmara. um acontecimento que pouca gente conhece.

Eu era Vice- presidente Câmara e assumi a titularidade do poder em função do afastamento do presidente do cargo de vereador. Um dia os vereadores, inclusive "meus aliados", uniram-se para aceitar uma oferta ilegal e imoral do executivo. Não aceitei e fiquei sozinho. Na sequência houve uma reunião e fui comunicado pelos nobres que eu tinha perdido a confiança de todos- e automaticamente a governabilidade do poder. Não fiz nenhuma reação, o cargo de presidente é conferido pelos vereadores. Existem vários exemplos de meu comportamento politico nesse sentido

Hoje fico atordoado quando observo que algumas pessoas do nosso campo "trabalham" para poupar o prefeito de Tarauacá de criticas e denuncias de corrupção. As razões são justificadas pelo avizinhamento do processo eleitoral. Ele também é da frente popular, vai está no nosso palanque, portanto é preciso dar um tempo e deixa-lo a vontade para fazer suas traquinagens, depois resolvemos isso. Aviso desde já, não contem comigo para tal empreitada, arrumem outro.

Digo isso não por questões revanchistas, mas porque acredito que isso se chama coerência e sinceridade politica e o povo não é idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário