quarta-feira, 3 de março de 2010

Solidariedade: A riqueza da mente

Chegamos bem no Haiti,

Nos instalamos num acampamento no epicentro do terremoto. Estamos em umalocalidade chamada carrefout, a 40 minutos do centro de Porto Príncipe. A chegada para mim superou todas as expectativas que tinha em relação a miséria e destruição que ia encontrar por aqui. EU NUNCA TINHA VISTO COISAS TAO FORTES NA MINHA VIDA.

O detalhamento sairá nos diários de cada companheiro de nossa Brigada Brasileira. Nos próximos mails podemos ta dando maiores informações da vida nesta parte esquecida do mundo. O serviço que estamos prestando é de uma utilidade imaginável. Nunca me senti tão útil.

No acampamento vivemos em casasde campanhas, em condições mínimas de comodidade. Todo mundo ajudatodo mundo. As consultas são numerosas, centenas de pacientes com todo tipo de doença que se pode imaginar, infecciosas, cirúrgicas, dermatológicas, ginecológicas. Tudo, tudo. As pessoas gritam, choram e algumas vezes agem com violência entre eles para poder se consultar.

O Idioma é o Frances, mas os pobres aqui não o conhecem, quase todos falam o creeoul, o idioma dos negros nativos. Até hoje não vi um branco haitiano, parece que não vivem por aqui. Quando caminhamos pelas as ruas vestidos de branco, todo eles nos olham e nos respeitam, principalmente quando sabem que somos da brigada cubana de saúde. Hoje pela manha, já consultei mais de 50 pacientes,coisas que tem que ser assim nas atuais condições.

Muita gente com traumas psicológicos.Crianças sem famílias são centenas. Acho que o médicos formado na ELAMque não passar por uma experiência e desafio desse perderá a possibilidade de mostrar seu compromisso e gratidão com os povos para os quais nos comprometemos em ajudar. Cada um tem sua vida, seus
problemas, suas dificuldades, talvez nunca existirá o momento mais cômodo em nossa agenda para fazer isso, por isso “ hoje é o dia”. Em breve mandaremos mais informações.
Att.
Janilson
Coordenação da AMN. Enviado por E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário