sexta-feira, 19 de março de 2010

Indios de Tarauacá fazem mais denuncias contra Vando Torquato

Lideranças e agentes de saúde das comunidades Kaxinawás e yawanawás, de todas as comunidades indígenas de Tarauacá, reunidos essa semana decidiram abrir guerra contra o prefeito Vando Torquato.

Depois da denuncia feita pelo conselho indígena acusando o prefeito de desvio de quase um milhão de Reais dos recursos da saúde indígena, agora as lideranças e agentes de saúde pedem ao Ministério da saúde a imediata transferência dos repasses dos recursos para um outro órgão gestor. Veja o documento.

DOCUMENTO DOS POVOS INDÍGENAS DE TARAUACÁ TIRADO NA REUNIÃO REALIZADO NO DIA 17 DE MARÇO DE 2010, NA SEDE DA ORGANIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DE TARAUACÁOPITAR.

ASSUNTO: Entrega de Convenio Prefeitura para Funasa

Excelentíssimos Senhores,
WANDERLEY GUENKA
Diretor Geral/ Departamento de Saúde Indígena
Brasília – DF.

JOSÉ CARLOS PEREIRA LIRA
Coordenador Geral – Funasa
Rio Branco – Ac.

JOSE FRANCISCO CORREA DE ARAÚJO
Chefe – DSEI/Alto Juruá

Nos Povos Indígenas representado pelas lideranças, Agente Indígena de Saúde, Conselho local, conselho distrital, coordenação da Organização dos povos indígenas de Tarauacá, chefe PIN/Funai Tarauacá e demais membros das comunidades vimos respeitosamente por meio deste pedir providências de vossas senhorias, sobre o atual momento que estamos se passando com relação à saúde indígena, da região de Tarauacá.

Desde 2008, quando assumiu o administrador do pólo base, não temos uma boa relação com poder público municipal, em especial com o atual prefeito desta cidade, o mesmo não tem tido o respeito e consideração com os povos indígenas, tem colocado índio contra índio para se dividir e brigar. Não é isso que queremos sim queremos um gestor que queira de fato trabalhar com dignidade respeitando a tradição cultural de cada povo.

Ao invés de ajudar, tem atrapalhado o desenvolvimento no que diz respeito à saúde dos povos indígena. A equipe de saúde está parada sem poder ir para as Terras Indígenas aplicar a vacina devido que o mesmo não assina cheque para compra de alimentação da equipe e no atual momento o pólo base de Tarauacá, está sem poder comprar alimentação e medicamento para os pacientes vindo das comunidades porque o prefeito não está mais pagando os fornecedores e sim só paga nos lugares que ele indicou para fazer as compras porque é seu parente, nesse sentido não da mais e nem aceitamos mais trabalhar com a prefeitura de Tarauacá enquanto esse prefeito estiver no poder manipulando.

No dia 05 d março de 2010, o mesmo encaminhou documento devolvendo o Convênio para Funasa, que tinha firmado desde 2006, fazendo várias alegações que não são verdadeiros. Por esse motivo senhores, vimos através deste solicitar de vossas excelências, a transferência do convenio para outra prefeitura que o prefeito venha desenvolver junto aos povos indígenas um trabalho de qualidade respeitando as diferenças, mais o breve possível, porque quem está sofrendo com isso somos nós.

Seguem às assinaturas.

Desde já antecipamos nossos agradecimentos e contamos com vosso apoio e qualquer duvida é só entrar em contato com nosco e ficamos no aguardo de uma resposta mais o rápido possível.


TarauacáAc, 18 de Março de 2010.

Foto de um defunto indígena abandonado no Polo Base

As condições do prédio do Polo Base



Nenhum comentário:

Postar um comentário