sexta-feira, 12 de março de 2010

Ibope: “Eleição caminha para Fla-Flu”

“Acredito que o Aécio acabará sendo o vice de Serra, mas só em junho, na convenção do PSDB, e vai vender caro a sua decisão de aceitar o cargo”, previu Carlos Augusto Montenegro, o presidente do Ibope, em breve entrevista ao Balaio no final da manhã desta quinta-feira.

A nova pesquisa do Ibope sobre eleição presidencial, que está em campo e será fechada amanhã, só vai ser divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) no início da próxima semana, mas Montenegro antecipou alguns cenários possíveis.

Para ele, o quadro de candidatos ainda não está definido, “mas tudo indica que esta eleição caminha para um segundo turno no primeiro, ou seja, um Fla-Flu entre Serra e Dilma”. Como ele acredita que dificilmente Ciro Gomes será candidato e Marina Silva tem pouco tempo de televisão, um fator determinante na definição do cenário pode ser a indicação do vice dos dois principais candidatos.

“Vice bom, normalmente, é aquele que não tira voto. No caso do Serra, porém, poderá ser fundamental na campanha, mas só se for o Aécio, pela importância dele e de Minas na política nacional. Se for qualquer outro, não fará diferença, como não faz para a Dilma”.

Ao comentar a última pesquisa Datafolha, que deu Serra com 32% e, Dilma, com 28%, Montenegro me pergunta:

_ Você acha que tudo isso é transferência de votos do Lula para ela?

Como não sei, ele mesmo responde: “Claro que não. É muita gente que vai votar nela porque não gosta do Serra, do Fernando Henrique, do PSDB. Assim como muita gente vai votar no Serra porque não gosta da Dilma, do Lula e do PT”.

Pelo jeito, comento eu, a eleição de 2010 poderá ser decidida não pelos votos a favor de um candidato, mas pelos votos contrários de quem não gosta dele. Melhor é esperar que o Ibope termine de ouvir a opinião dos 2 mil eleitores que estão sendo pesquisados para saber como pensa o eleitorado a seis meses e meio da eleição que vai escolher o nosso próximo presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário