quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma história de lutas e conquistas

O PCdoB comemorou nesta terça (16), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, os seus 88 anos de existência e 25 anos da legalidade em grande estilo. Na presença de diversas lideranças políticas, o presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, aproveitou para defender as propostas mais imediatas do partido para a construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional para o Brasil.

L
íder do PCdoB na Câmara, Vanessa discursa em homenagen aos 88 anos da sigla.

Na sua argumentação, a combinação de três fatores são fundamentais para permitir grande transformações no país: o projeto, a aliança e a liderança. “O projeto é essa luta, no nosso modo de ver, do esforço da aplicação de um projeto nacional de desenvolvimento de caráter democrático e popular”, disse.

Segundo ele, o projeto tem como com fundamento a soberania e o progresso social do país com distribuição de renda e inclusão social. “O Brasil já se desenvolveu em índices elevados, mas faltou a distribuição de renda. Portanto, esse fundamento do desenvolvimento com distribuição de renda é essencial”, explicou.

Outro questão fundamental, defendida por Rabelo, é a democratização da sociedade levando em conta conquistas universais como a qualidade na saúde, educação, moradia e integração com os países vizinhos. “Esses são quatro fundamentos importantes desse esboço de projeto nacional que começa a ser desenvolvido e aplicado”, diz o dirigente, para quem sem o projeto não existe como definir estratégia “na caminhada transformadora.”

Mas não basta só um projeto. O presidente do PCdoB diz que é necessário uma aliança política ampla e representativa no país que expresse a realidade social e política do país. “Não basta, portanto, só o projeto. É necessário aliança, uma forma de congregar forças que possam levar adiante esse projeto transformador”, argumentou.

Renato Rabelo diz que a experiência revela que a liderança é outro fator fundamental. “É necessário lideranças com grande fluência política e social com prestígio e autoridade no mundo. Esse é um outro dado importante porque lideranças não surgem por acaso, surgem por exigência de uma época”, explicou. Para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem todas as condições para cumprir esse papel.

Aspecto ideológico

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), que abriu o evento, afirmou que a importância do PCdoB como agremiação partidária é a “sua extraordinária significação ideológica”. “O PCdoB tem sempre o que dizer e relatar. A história das grandes conquistas, a luta pela democratização e a luta pelo Petróleo sempre contou com a presença entusiasmada do PCdoB”, disse Temer.

O líder do PT na Câmara, Fernando Ferro, diz que é preciso primeiro reconhecer a relação profunda que o PCdoB tem com a luta dos trabalhadores, movimento sindical, estudantil e popular. Segundo ele, esse histórico levou a sigla a construir uma frente democrática e popular de apoio a primeira disputa de Lula à Presidência em 1989.

“É muito importante ter um partido com essa experiência e compromisso com o projeto nacional de desenvolvimento tão bem delineado e articulado pelo presidente Renato Rabelo. Parabéns ao PCdoB e sucesso nessa caminhada que faremos para transformações cada vez mais profundas e construção de um projeto para o Brasil”, discursou o ministro do Esporte, Orlando Silva.

A líder do PCdoB na Câmara, Vanessa Grazziotin (AM) disse que enquanto existir no país o desejo de liberdade e justiça social lá estará o PCdoB. “Então quero dizer que a nossa luta toma feições um pouco diferente do que há de 20 anos. A luta hoje é para que possamos dar continuidade e aprofundar o processo das mudanças instaladas no Brasil”, disse.

Além da bancada do partido e diversos deputados, também estiveram presentes o líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP); líder do PSDB na Casa, João Almeida (BA); líder do Bloco de Esquerda Daniel Almeida (PCdoB-BA); o embaixador cubano Carlos Zamora e representantes das embaixadas da China, Coréia, Palestina e Vietnã.


Iram Alfaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário